Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 10/09/2012 | 19h39

Daimler produzirá caminhão híbrido Canter na Europa

Nova geração será apresentada no IAA, salão de veículos comerciais em Hanover

REDAÇÃO AB

A Daimler apresentará no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha (IAA), o novo caminhão Canter versão Eco Híbrido, que tem lançamento marcado para o mercado europeu ainda neste trimestre. O veículo foi desenvolvido no Japão, no centro global de híbridos pela Mitsubishi Fuso, marca que pertence ao Grupo Daimler, e é produzido em série no país desde 2006. Na Europa, o caminhão será vendido nas redes Mercedes-Benz e Fuso.

A nova geração do Canter Eco Híbrido, que será montado a partir deste mês na fábrica de Tramagal, em Portugal, proporciona economia de até 23% de combustível se comparado com o Canter de propulsão a diesel, reduzindo o nível de emissões e ruídos, informa a montadora. A propulsão é formada pelo motor a diesel de 3 litros e quatro cilindros, turbo, com potência de 150 cv. Já a parte elétrica do novo Canter Eco Híbrido traz uma bateria de íon de lítio para um motor que desenvolve potência de 40 kW, e que é carregada a cada frenagem do veículo, pelo sistema de recuperação, processo que converte energia criada na frenagem em corrente elétrica. O veículo também é equipado com transmissão automatizada Duonic de dupla embreagem.

O funcionamento consiste no uso de energia elétrica para saída com o veículo, o que reduz o ruído. Quando alcança uma velocidade de 10 km/h, o motor diesel liga. Ele também funciona em neutro para proporcionar força auxiliar para as tomadas de força. Dependendo da necessidade de força, o motor elétrico também auxilia o motor diesel em velocidades mais altas. Um regulador de partida desliga o motor diesel quando o veículo está parado, o que reduz o consumo de combustível e de emissões. Um painel multifuncional fornece ao motorista informações sobre abastecimento, modo de condução e nível de carga da bateria.



Tags: Daimler, Canter, elétrico, IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência