NOTÍCIAS
12/09/2012 | 22h40

Lançamentos

Nacional, novo Hyundai HB20 chega em outubro

A partir de R$ 31.995, hatch terá motores 1.0 e 1.6


MÁRIO CURCIO, AB | De Comandatuba (BA)

Hatch piracicabano terá motores 1.0 e 1.6 flex (foto: Mário Curcio)
Reportagem atualizada em 14/9, à 0h30

Nos dias 12 e 13, a Hyundai apresentou à imprensa brasileira o HB20, modelo que concorrerá entre os hatches pequenos, segmento que representa cerca de 55% de todas as vendas de automóveis do País. O carro é resultado de investimento de US$ 600 milhões para a vinda da montadora para o Brasil. Começa a ser produzido em 20 de setembro na cidade de Piracicaba (SP). Terá dois motores bicombustível, 1.0 (com até 80 cv) e 1.6 (até 128 cv). A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem para o consumidor comum ou de 100 mil quilômetros para frotistas.

O HB20 mais em conta, 1.0 Comfort, custa a partir de R$ 31.995 e já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, duplo airbag e banco do motorista com ajuste de altura, entre outros itens. O 1.6 Comfort tem preço inicial de R$ 36.995, repete os itens do 1.0 mais em conta e tem ainda freios com ABS e EBD, além de detalhes diferenciados de acabamento interno.

O câmbio manual de cinco marchas é item de série para os dois propulsores. O 1.6 pode ter transmissão automática, mas o preço inicial é salgado: R$ 45.995. "O HB20 começa a ser vendido em 10 de outubro e estará em 120 concessionárias", garante o gerente de produto Rodolfo Stopa. Até março serão 200.

O modelo não será vendido ao lado dos Hyundai importados ou montados em Goiás (Tucson, ix35 e caminhões HR e HD 78). O HB20 terá concessionárias específicas. O grupo Caoa também venderá o modelo, mas o fará em unidades específicas para os carrinhos saídos de Piracicaba (leia aqui).

Em janeiro chega uma versão aventureira (com proposta semelhante à do VW Crossfox, por exemplo) e, em março, o sedã. Este brigará com o novo Toyota Etios e o Volkswagen Voyage, só para citar dois exemplos. Há cerca de 15 modelos na disputa entre os sedãs pequenos.

Segundo o gerente de marketing da Hyundai, Cássio Pagliarini, o público predominante do novo hatch HB20 tem idade entre 20 e 30 anos e é solteiro. "Eles apreciam design, mas não abrem mão da racionalidade." O executivo informa que a Hyundai trabalhará para aumentar a familiaridade da marca no Brasil. Para isso tem usado o Facebook e o YouTube. "O HB20 tem 200 mil fãs registrados e mais de dez filmes assistidos por outras 200 mil pessoas."

Nos primeiros meses, Rodolfo Stopa acredita num mix de vendas de 40% para o hatch 1.0 e 60% para o 1.6. Ambos os motores vêm da Coreia do Sul. Têm bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável. "Os motores estão passando por testes de laboratório. Até o Salão do Automóvel (em outubro, no Anhembi) devem estar com o Selo de Eficiência Energética", diz o gerente de produto.

Segundo o presidente da Hyundai Motor Brasil, Chang Kyun Han, a empresa empregará inicialmente 1,8 mil pessoas em Piracicaba. Esse número passará para 2 mil pessoas. Nove empresas sul-coreanas pertencentes à própria Hyundai vieram junto e trabalham no site da fábrica. "Ao todo, já são cerca de 5 mil empregos", afirma Han.

Entre os fornecedores, a Mobis produz painéis e para-choques completos. "São entregues já pintados", explica o diretor-executivo Airton Cousseau. A Dynos produz os bancos e a Hysco corta as chapas metálicas que serão estampadas. Na Coreia, o grupo Hyundai tem siderúrgica própria e produz as chapas metálicas que utiliza na fabricação de automóveis; 30% das chapas utilizadas no HB20 brasileiro vêm de lá, mas tudo é estampado aqui. "O índice de nacionalização do carro é de 75%", afirma Cousseau. Esse porcentual deve aumentar: "A Hyundai trabalha na homologação de fornecedores", diz Cousseau. Além dos próprios coreanos, a fábrica de Piracicaba tem 20 fornecedores já instalados no Brasil. Os pneus, por exemplo, São fornecidos por Pirelli e Goodyear.

Entre os destaques tecnológicos da nova fábrica está o One Kit System, em que um robô, alimentado com componentes pelos operários, percorre a linha de montagem por uma cinta magnética e realiza automaticamente uma série de operações. Segundo a Hyundai, Piracicaba foi escolhida por fatores como mão de obra especializada e a localização estratégica.

NOVO CARRINHO FEITO EM PIRACICABA AGRADOU GERAL

Hyundai
Painel é injetado em Piracicaba pela Mobis e usa material agradável ao toque. Câmbio tem engates precisos. Espaço traseiro é compatível com a categoria. Porta-malas comporta 300 litros, segundo a Hyundai (fotos: Mário Curcio)

O HB20 teve seu desenho criado especificamente para o mercado brasileiro. "Foram quase três anos de desenvolvimento", disse o designer Casey Hyun, criador do modelo. "Desde 2009, estudantes (da Unesp, Faap, UFPR), jornalistas e formadores de opinião tiveram contato com o carro para avaliar e sugerir modificações. Designers da montadora vieram ao Brasil para uma imersão e passaram quase um ano assimilando a cultura local", diz Hyun.

O resultado final de todo esse empenho parece ter agradado. O estilo da carroceria é mais ousado que o dos concorrentes nacionais. Os vidros das portas traseiras causam alguma estranheza pelo tamanho reduzido, mas estão bem integrados ao desenho lateral. A boa impressão foi confirmada pela atenção despertada durante o trajeto do test drive.

Automotive Business avaliou por cerca de 60 quilômetros a versão 1.0 do HB20. O desempenho em estrada é bom mesmo com ar-condicionado ligado. Em alguns trechos de serra a segunda é curta e terceira, longa, mas ainda assim o HB20 é mais valente que a média dos concorrentes 1.0.

Esse motor é bem silencioso e tem funcionamento suave, apesar de ser um três-cilindros. Está mais bem acertado no novo HB20 do que no Kia Picanto, que o estreou no Brasil em agosto de 2011. A posição de dirigir é muito boa, aspecto reforçado pelo câmbio de engates precisos. A estabilidade em curvas é outro ponto forte do novato.

Hyundai
Motor 1.0 (à esquerda) tem três cilindros, 12 válvulas e rende 80 cv com etanol. O 1.6 tem quatro cilindros, 16 válvulas e produz até 128 cv. Ambos vêm da Coreia do Sul e têm bloco e cabeçote de alumínio (fotos: divulgação e Mário Curcio)

O espaço traseiro é aceitável e o porta-malas comporta 300 litros, segundo a Hyundai. Quando abastecido com etanol, o HB20 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atinge 160 km/h. Para o motor 1.6, também com álcool, a prova de 0 a 100 km/h ocorre em 9,3 segundos e a velocidade final sobe para 188 km/h. Com esse conjunto, o carrinho certamente já preocupa os fabricantes que atuam nesse segmento no Brasil.

VEJA ABAIXO A LISTA DE PREÇOS DO HB20

1.0 Comfort – R$ 31.995
1.0 Comfort Plus – R$ 33.995
1.0 Comfort Style – R$ 37.995
1.6 Comfort – R$ 36.995
1.6 Comfort Plus – R$ 38.995
1.6 Comfort Style – R$ 42.995
1.6 Comfort Style automático - R$ 45.995
1.6 Premium – R$ 44.995
1.6 Premium automático – R$ 47.995
Pintura metálica – R$ 1.045
Pintura perolizada – R$ 1.245
Som completo com entradas auxiliares e controles no volante – R$ 995 (item aplicável às versões Comfort e Comfort Plus 1.0 e 1.6).

Comentários: 63
 

MORETI
13/09/2012 | 01h25
Tem cara de nervoso, parece estupendo. Tem aspecto de esperto, parece perfeito. Tem jeito de confortável, parece magnífico. Bem que eu merecia um carraço desse.

ivete lemos
13/09/2012 | 02h11
Gostaria de saber se este modelo vai ser fabricado com cambio automatico.

Fernando Brusco
13/09/2012 | 02h19
Já estou contando os dias pra poder comprar. Quero muito me dar este HB20 Vermelho de presente de aniversário! A Hyundai chegou mesmo pra ficar ^^

Francisco Nobre de Souza
13/09/2012 | 02h39
Só se espera que os preços anunciados sejam compatíveis e naturalmente não sigam na direção contrária ao gosto do consumidor.

Wallace
13/09/2012 | 06h03
Caraca, pelas fotos e sua listagem de itens de série vai deixar o Gol longe, o Pálio então nem se fala... Agora é claro que deve ter as cobaias a serem as primeiras a comprar este carro, já que todo mundo sabe que nunca deve se comprar um carro em seu lançamento... Se levarmos em consideração a qualidade Hyundai de seus carros do momento, acho que estaremos bem servidos.

epaul
13/09/2012 | 07h10
A maioria dos carros fabricados hoje são meras semelhanças dos outros, tanto é que se colocar alguns carros lado a lado de montadoras diferentes a gente nota a semelhança, novidade só nos nomes.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/10/2014
Novos condutores precisam de preparação melhor

Esta coluna é apoiada por:

AUTOINFORME | 24/10/2014
Up! é mais econômico na cidade, Ka na estrada e HB20 o mais confortável
DE CARRO POR AÍ | 24/10/2014
Evento traz novidades pontuais e destaca tecnologia para reduzir consumo
DISTRIBUIÇÃO | 20/10/2014
É preciso ter foco para driblar a retração do mercado
QUALIDADE | 03/10/2014
Brasil precisa de estrutura para o desenvolvimento de novas tecnologias
Novos desafios trazem energia e motivação
INOVAÇÃO | 26/09/2014
Buscar soluções em grupo pode ser mais eficiente
Difícil acreditar que indústria investirá R$ 80 bi até 2018
MERCADO | 01/09/2014
Versões cross e SUVs compactos se multiplicam no Brasil
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes

EVENTOS


25 e 26 de novembro de 2014
4º Fórum Mulheres em Destaque
Evento realizado pela CKZ no Fecomércio, em São Paulo, SP
11 de novembro de 2014
Workshop - Tendências Tecnológica do Setor Automotivo
Evento gratuito realizado pela Sawluz em parceria com a ANFIR, em São Paulo. Mais informações através do e-mail setormkt@sawluz.com.br
18 a 20 de junho de 2015
Latin Auto Parts Expo
Feira realizada no ATLAPA Convention Center, Cidade do Panamá. Informações em http://www.latinpartsexpo.com.
11 a 13 de novembro de 2014
Feira Internacional de Tecnologias de Fixação
Feira realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações em www.fastenerfair.br.com.
30 de outubro a 9 de novembro de 2014
Salão do Automóvel de São Paulo
Evento realizado no Anhembi, em São Paulo, SP.
11 a 13 de novembro de 2014
FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014
Mais informações em consultoria@artsim.com.br ou pelo telefone: (11) 2899-6354.