Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 14/09/2012 | 18h27

Etanol só é vantajoso em SP, GO e MT

O menor preço foi encontrado em SP, por R$ 1,369

AGÊNCIA ESTADO

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos em relação à gasolina em Goiás, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada nesta sexta-feira, 14, compilados pelo AE-Taxas. Nos demais 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva. Na média do Brasil, contudo, o etanol está mais competitivo.

Segundo o levantamento, o preço do etanol está hoje em 66,69% do preço da gasolina em São Paulo. No Mato Grosso, a relação está em 63,09%. Em Goiás, a relação está em 66,73% no período analisado. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Piauí (preço do etanol é 89,52% do valor da gasolina) e em Roraima (+88,95%).

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente à utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Na média da ANP, o preço médio do etanol ao consumidor em São Paulo ficou em R$ 1,746 por litro, enquanto o preço médio da gasolina foi de R$ 2,618. O menor preço para o etanol - de R$ 1,369 - foi encontrado também em São Paulo.



Tags: ANP, Etanol, gasolina, combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência