Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 17/09/2012 | 17h15

Fiat inicia construção de fábrica em Pernambuco

A primeira etapa da obra deve mobilizar 100 trabalhadores e durar 90 dias

REDAÇÃO AB

A Fiat iniciou nesta segunda-feira, 17, a construção de sua nova fábrica em Goiana, Pernambuco, em um terreno de 14 milhões de metros quadrados. Na primeira etapa, a ser executada por uma construtora pernambucana em cerca de 90 dias, serão implantados os canteiros de obras, bem como escritórios dos profissionais que acompanharão o processo e receberão equipamentos da futura unidade.

Serão mobilizados aproximadamente 100 trabalhadores na fase inicial, entre serventes, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores e montadores, além de engenheiros e equipe administrativa. Nas próximas, devem ser empregados cerca de sete mil profissionais. A construção deverá ser concluída em 2014.

Segundo a Fiat, o projeto da fábrica tem concepção sustentável. A unidade contará com sistemas de tratamento de efluentes e resíduos biológicos, para reaproveitamento da água consumida nos processos produtivos e recolhimento e segregação de resíduos para destinação ambientalmente correta. Além disso, utilizará sistemas de ventilação e de iluminação interna naturais.

CAPACIDADE

Com capacidade para produzir 250 mil carros por ano, a unidade da Fiat empregará aproximadamente 4,5 mil pessoas. Junto a ela, será integrado um parque de fornecedores com 15 empresas sistemistas (fornecedores de primeiro nível), e serão construídos centros de capacitação e treinamento e de pesquisa e desenvolvimento, além de pistas de testes e campo de provas - o único da Fiat fora da Itália.

Com o intuito de aproveitar profissionais locais para a projeção, desenvolvimento, produção e validação de seus produtos, a Fiat estabeleceu, inclusive, acordo de capacitação de engenheiros, envolvendo universidades de Pernambuco e o Instituto Politécnico de Turim.



Tags: Fiat, fábrica, obras, Pernambuco, Goiana, construção.

Comentários

  • Francisco Pereira

    Uma excelente noticia, que seja muito bem-vinda. Parabens aos autoridades envolvidas em todo processo, indiferentemente das picuinhas politicas, deveremos todos comemorar.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência