Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 18/09/2012 | 16h15

Lanxess debate mobilidade verde nos Estados Unidos

País tem o maior nível de consumo de combustível entre as nações desenvolvidas

NATALIA GÓMEZ, PARA AB | De Charlotte (Estados Unidos)

Mesmo com a crise que afeta a economia americana nos últimos anos, a demanda por automóveis está longe de ser um problema para as empresas que fazem parte dessa cadeia produtiva. Segundo maior mercado de automóveis do mundo (perdeu o primeiro lugar para a China desde 2009), os Estados Unidos têm 969 automóveis para cada mil habitantes, enquanto na Alemanha são 612 e no Brasil 150 por mil. Essa alta densidade gera vendas de 14 milhões de carros por ano no país atualmente.

Mas se a demanda não é tema preocupante, existe outro assunto que motiva e movimenta o setor atualmente: o desenvolvimento de veículos cada vez mais leves, que garantam volume menor de emissão de gases poluentes. Nesta terça-feira, 18, a mobilidade verde será foco de debates durante o "Mobility Day North America", evento promovido pela multinacional química Lanxess em Charlotte, na Carolina do Norte. A companhia fabrica especialidades químicas, como uma linha de plásticos de alta performance usados em automóveis.

Atualmente, os Estados Unidos registram o pior nível de economia de combustível entre as nações desenvolvidas, com quase duas vezes mais consumo para percorrer a mesma distância dos carros europeus (são 25 milhas para 3,79 litros, enquanto na Europa são 45 milhas com a mesma quantidade de combustível). Regras mais rígidas estão sendo elaboradas, o que significa mudanças para a cadeia automotiva. O custo elevado dos combustíveis é mais um fator propulsor. "O sucesso das transformações depende de inovação e de desenvolvimento tecnológico", disse Flemming Bjoernsle, presidente da Lanxess, durante discurso de abertura do Mobility Day.

O evento da empresa faz parte de uma série que começou em setembro em Xangai (China), e incluirá debates no Rio de Janeiro, Praga (República Tcheca) e Port Elizabeth (África do Sul).



Tags: Lanxess, mobilidade, Estados Unidos, combustível, economia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência