Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 18/09/2012 | 16h30

Lanxess inaugura fábrica de plásticos automotivos

Unidade nos EUA segue os mesmos moldes de planta brasileira

NATALIA GÓMEZ, PARA AB | De Charlotte (Estados Unidos)

A multinacional alemã Lanxess inicia nesta semana a operação de sua primeira unidade produtiva de plásticos de alta performance nos Estados Unidos. Situada em Gastonia, na Carolina do Norte, a fábrica recebeu investimentos de US$ 20 milhões e vai gerar 45 novos empregos. Nos mesmos moldes da fábrica que está sendo construída pela empresa em Porto Feliz (SP), a unidade da Gastonia abastecerá o mercado da América do Norte.

"Com esta nova unidade, estamos realmente mais próximos do nosso cliente automotivo nos Estados Unidos e podemos apoiá-los ainda mais no desenvolvimento de veículos mais leves e com menor consumo de energia", afirmou o presidente do conselho de administração da empresa, Axel Heitmann. O país é o maior mercado de plásticos de alta tecnologia devido ao porte da sua indústria automotiva.

Serão produzidas duas linhas de alta tecnologia da Lanxess: a Durethan e a Pocan, usadas em componentes de automóveis, como maçanetas, para-choques, conectores de cabo e tubulações de líquidos de arrefecimento. Os compostos são feitos de polímeros como poliamida e PBT (polibutileno terafitálico), que são misturados com aditivos e fibras de vidro.

Além do menor peso, que reduz a emissão de gases poluentes nos automóveis, a Lanxess defende que o plástico dá mais liberdade aos clientes no design dos carros, além de garantir menores custos que o uso de matérias-primas metálicas.

A Lanxess fatura 8,8 bilhões de euros em todo o mundo e o mercado brasileiro representa cerca de 10% dos seus negócios. Os planos globais de investimentos somam US$ 163 milhões em plásticos de alta tecnologia entre 2012 e 2014. Na segunda-feira, 17, a empresa realizou cerimônia de inauguração da nova unidade, enquanto na terça-feira, 18, promove o Mobility Day North America em Charlotte, cidade vizinha da Gastonia.



Tags: Lanxess, fábrica, plásticos, Estados Unidos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência