Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/09/2012 | 11h25

Peugeot leva protótipos Onyx ao Salão de Paris

Linha de conceitos é formada por esportivo e scooter híbridos, mais uma bicicleta

REDAÇÃO AB

A Peugeot revelou detalhes dos protótipos Onyx, um esportivo, um scooter de três rodas e uma bicicleta que estarão no Salão de Paris. O evento abre as portas ao público em 29 de setembro. Segundo a Peugeot, a versão de quatro rodas tem a concepção típica de um cupê de alto desempenho. Utiliza um propulsor V8 de 3,7 litros e 600 cv com tecnologia Hybrid 4, com frenagens regenerativas.

Baterias de íons de lítio armazenam essa energia, que resulta em 80 cv extras durante as acelerações. A tração traseira facilita a transferência de potência para as rodas. O carro utiliza estrutura central de carbono constituída por apenas 12 partes, o que resultou em grande resistência à torção. Pela facilidade de reciclagem, o interior emprega cobre, feltro prensado e papel.

SCOOTER E BICICLETA

A versão Onyx de três rodas é o protótipo de um scooter também híbrido e capaz de atingir 150 km/h com seu motor de 400 cc. A potência combinada chega a 61 cv. As frenagens também são regenerativas e é possível escolher entre duas posições de pilotagem, urbana e esportiva. A parte central tem espaço para dois capacetes que pode ser usado para bagagens ou compras.

Por causa de sua tradição na produção de bicicletas, a fabricante criou também uma versão Onyx CLM, do francês Contre la Montre, ou contra o relógio. O protótipo foi desenvolvido em túnel de vento e tem quadro monocoque também de carbono. Segundo a Peugeot, os cabos de freio ficam integrados à estrutura para evitar arrasto aerodinâmico. Uma bateria alimenta os comandos elétricos para troca de marchas, instalados no guidão. Segundo a Peugeot, os protótipos Onyx não virão ao Salão do Automóvel.



Tags: Peugeot, Onyx, cupê, V8, scooter, híbrido, frenagens regenerativas, bicicleta, CLM.

Comentários

  • Daniel Ramos

    Bonito demais esses prototipos da peugeot que vem me supreendendo a cada temporada com seus designs belissimos! Muito bom!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência