Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 20/09/2012 | 19h01

Iveco testará Tector movido a gás natural veicular

Caminhão rodará por seis meses em rotas de coleta de lixo na capital gaúcha

REDAÇÃO AB

A Iveco entregou um caminhão Tector movido a gás natural veicular (GNV) para a realização de testes em Porto Alegre (RS) pela Sulgás, companhia de gás do estado e pelo DMLU, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo. O teste faz parte de um projeto de desenvolvimento do mercado de gás natural para veículos pesados, promovido pela montadora em parceria com a Sulgás, DMLU e Revita Engenharia Ambiental. O programa envolve também a PUC-RS, que será a responsável pelo monitoramento das emissões de poluentes e pelo desempenho do caminhão nas rotas de coleta.

Pelo programa, após seis meses de testes, será realizado estudo sobre os impactos da conversão de toda a frota de veículos de coleta de lixo na capital para caminhões GNV.

O Iveco Tector entregue tem 16 toneladas de PBT e é equipado com motor FPT NEF 6, de seis cilindros, com capacidade para 126 metros cúbicos de gás e autonomia de até 350 quilômetros. O veículo está adaptado para ser abastecido com biometano.

Este é o segundo veículo da gama Iveco preparado para aplicação de tecnologias para uso de combustíveis limpos ou renováveis. Em junho, a montadora entregou um Daily Furgão GNV 35S14G, modelo europeu, para testes em Minas Gerais com a Patrus Transportes, também com o objetivo de pesquisa de desempenho, consumo e resistência.



Tags: Iveco, Tector, gás natural veicular, GNV, Sulgás.

Comentários

  • jorge amaral

    ola! fiquei curioso sobre este motor em teste, ele eh derivado de um motor movido ha gasolina ou diesel? quando sem GNV ele se movimenta com gasolina, diesel ou so com GNV? DESDE JA GRATO PELA ATENÇAO E AGUARDANDO RESPOSTA PELO EMAIL UM ABÇ JORGE

  • jorge amaral

    este caminhao em teste em Porto Alegre, quando nao usar gnv que combustivel liquido ele usa ? oleo ou gasolina? desde ja no aguardo de resposta estou grato pela atençao

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência