Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 21/09/2012 | 18h40

Smart Fortwo surpreende em crash-test do Adac

Teve o melhor desempenho ao colidir com barra do tamanho de um veículo médio

REDAÇÃO AB

O Adac, clube automotivo da Europa que faz testes de colisão com carros vendidos na Alemanha, decidiu fazer uma simulação inédita com veículos pequenos, dentre eles o Smart Fortwo. Diferentemente do teste do EuroNCAP, que simula o choque frontal entre veículos do mesmo peso, o Adac usou quatro modelos pequenos numa colisão com uma barra do porte de um veículo médio, justificando que normalmente os acidentes ocorrem entre carros de pesos diferentes.

A surpresa é que o Smart Fortwo, apesar de ser o menor e mais leve dentre os avaliados, foi o único carro pequeno capaz de evitar ferimentos fatais na região do peito do motorista.

Segundo o ADAC, geralmente os compactos, com carroceria curta, não absorvem energia suficiente em batidas, ferindo gravemente os ocupantes.

A Mercedes-Benz explica que o Smart Fortwo, com mais de 1,4 milhão de unidades vendidas, já foi desenvolvido levando em conta possíveis colisões com veículos de diferentes categorias, indo além das exigências legais dos Estados Unidos e da Europa.

SEGURANÇA

De acordo com a fabricante, o Smart tem célula tridion de segurança do tipo sanduíche, que, além de fazer com os ocupantes fiquem um pouco acima da zona de perigo, os protege como uma rígida casca. Sua estrutura, incluindo as portas, é reforçada adicionalmente com aços de alta resistência em pontos críticos (mais de 50%). Os componentes longitudinais e transversais desta célula ativam ainda a zona de deformação do outro veículo envolvido no acidente e distribuem a energia do impacto sobre a carroceria de forma uniforme, preservando os ocupantes de ambos os carros.

Durante o choque, as rodas do Smart Fortwo também funcionam como zonas de absorção, sendo que dianteiras são apoiadas pelos componentes laterais do carrinho. O motor traseiro, por sua vez, permite uma maior zona de deformação na dianteira e amortece a energia do impacto em caso de recuo.

O interior do carro também confere segurança ao Smart, garante a Mercedes-Benz. Ela informa que todos os itens foram otimizados para evitar ferimentos, como a parte inferior do painel de instrumentos, com forração em espuma.

Além disso, o modelo conta com programa eletrônico de estabilidade (ESP), ABS, brake assist (BAS) e airbags.



Tags: Smart Fortwo, Adac, Mercedes-Benz, crash-test.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência