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Eventos | 25/09/2012 | 16h00

No centro da crise, Salão de Paris busca otimismo

Mostra espera atrair um milhão de visitantes

PAULO RICARDO BRAGA | De Paris (França)

Os organizadores do Mondial de L’Automobile, mais conhecido entre os brasileiros como Salão do Automóvel de Paris, estão otimistas apesar da grave crise econômica que afeta os países europeus e suas montadoras de veículos. Com a expectativa de atrair um milhão de visitantes, a mostra estará aberta ao público de 29 de setembro a 14 de outubro na Porte de Versailles, área de exposição em Paris com nove pavilhões.

Dias 27 e 28 de setembro cerca de 13 mil jornalistas de 103 países iniciarão a cobertura do evento que promete reunir mais de duas centenas de marcas e uma centena de lançamentos internacionais. Automotive Business acompanhará as novidades com o reforço da experiente jornalista Daniela Fernandes da Costa, que reside na capital francesa.

A mostra bianual nunca perdeu o charme desde a primeira edição, ocorrida em 1889, quando carruagens sem cavalos provocaram surpresa ao serem apresentadas na feira mundial. A nova forma de locomoção causou entusiasmo e paixão, levando à criação do Automobile Club de France, em 1895, com o propósito de promover o motorismo. O primeiro salão do automóvel sob os auspícios da entidade, em 1898, reuniu carros, motociclos e equipamentos de esportes.

De lá para cá, o frisson se repete nos anos pares em Paris, que ganha visibilidade extra durante 18 dias e um brilho extraordinário em 96 mil metros quadrados de exposição. Nos anos ímpares cabe a Frankfurt, na Alemanha, promover mostra equivalente, com área ainda maior. Atrações especiais acompanham a programação, incluindo iniciativas diferenciadas. Desta vez ocorrerá, no Pavilhão 8, a exibição Automóvel e Propaganda, em promoção conjunta com o INA, instituto nacional de broadcasting da França. Serão mostrados desde "reclames" (peças sem movimento) até comerciais de televisão da Alpine, Alfa-Romeo, Citroën, Fiat, Lancia, Jeep, Mercedes-Benz, Michelin, Nissan, Peugeot, Porsche, Renault, Toyota, Valeo e Volkswagen. Cinquenta veículos serão apresentados em campanhas emblemáticas dessas marcas.

Outra atração em Paris será o centro de test drive para elétricos e híbridos, que tornará os visitantes participantes do show no pavilhão 2/1, em área de 11 mil metros quadrados, o dobro da reservada para idêntica finalidade no evento de 2010. Como os promotores querem simular condições reais de tráfego, os veículos deixarão o circuito interno, depois de dar uma volta com os inscritos como passageiros, que poderão seguir depois pelo parque de exposições (1.100 m) e por uma área urbana de 2 quilômetros. No mesmo pavilhão haverá pistas de karts elétricos para jovens de 6 a 14 anos. Outro programa trará ensinamentos sobre veículos elétricos e híbridos a jovens de 14 a 19 anos, que poderão dirigir acompanhados por adultos, em outra área.

Os ingressos do Salão de Paris para adultos custam € 13 e, para grupos de no mínimo 15 pessoas, têm valor individual de € 11. O preço é € 7 para jovens de 10 a 18 anos e não há cobrança para crianças com menos de 10 anos.

Mondial de L’Automobile
29 de setembro a 14 de outubro
Dias reservados à imprensa: 27 e 28 de setembro
Das 10 às 19 horas (até 21 horas dias 4, 5, 11 e 12)
Place de la Porte de Versailles 75015 Paris, França
Tel. 01 56 88 22 40
www.mondial-automobile.com



Tags: Mondial de L’Automobile, Salão de Paris, carros, Renault, Peugeot, Citroën.

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