Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 28/09/2012 | 16h52

Renault Nissan e Daimler ampliam parceria

Empresas vão cooperar em dois novos projetos

REDAÇÃO AB

A cooperação entre Renault Nissan e Daimler terá dois novos projetos. Carlos Ghosn, CEO da aliança franco-nipônica, e Dieter Zetsche, CEO do grupo alemão, anunciaram na sexta-feira, 28, cooperação no desenvolvimento de um motor e de uma transmissão com foco em aumento da eficiência energética.

O propulsor, desenvolvido em conjunto pelas companhias, será a gasolina, com quatro cilindros e injeção direta de combustível. O objetivo é investir em tecnologia para reduzir o consumo e consequentemente as emissões de CO2. A novidade deverá equipar veículos dos dois grupos envolvidos no acordo a partir de 2016.

Já o projeto da nova transmissão será liderado pela Daimler, que licenciará a tecnologia para ser usada em carros da Nissan e da Infini, marca premium da empresa japonesa. A novidade também tem previsão de estreia no mercado em 2016, com produção no México pela Jatco, subsidiária da companhia liderada por Ghosn.

“Nossa colaboração alcança um marco este ano, com os primeiros veículos e motores frutos da parceria ganhando as ruas. Além disso, todos os nossos engenheiros estão mantendo a mente aberta, de olho em novas oportunidades de colaboração”, afirmou Zetsche, CEO da Daimler, durante anúncio dos novos projetos.

Os parceiros garantem que estão cumprindo o cronograma anunciado em 2010, quando firmaram o acordo. Os principais objetivos são desenvolver tecnologias na área de powertrain para carros elétricos e compactos. A associação também prevê o compartilhamento de compras e operação conjunta em mercados estratégicos.

Dentro desse plano, o Brasil pode ser impactado com a retomada da produção de automóveis Mercedes-Benz no País. Durante o Salão do Automóvel de Paris, Zetsche admitiu a Automotive Business que estuda o projeto (leia aqui). Uma das possibilidades seria fazer a montagem nacional dos veículos em parceria com a Nissan.



Tags: Renault, Nissan, Daimler, Mercedes-Benz, parceria, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência