Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 28/09/2012 | 19h58

Ford aposta em renovação agressiva para crescer na Europa

Marca faz grande número de lançamentos em Paris

DANIELA FERNANDES DA COSTA, PARA AB | De Paris (França)

A Ford apresenta no Salão de Paris vários lançamentos, como o novo EcoSport, projeto da engenharia brasileira que deverá ser vendido na Europa no prazo de 18 meses, e também a nova versão do Mondeo (igual ao Fusion vendido nas Américas) e o New Fiesta reestilizado, que começa a ser produzido no Brasil em 2013.

O SUV EcoSport é a grande novidade da Ford para o mercado europeu, onde será equipado com o moderno motor EcoBoost 1.0 a gasolina – diferente do Brasil, que tem somente as opções 1.6 ou 2.0. Futuramente, haverá uma versão diesel. O preço do EcoSport na Europa ainda não foi divulgado e também não se sabe qual será o país que produzirá e exportará o carro para os mercados da região. Por enquanto, sabe-se apenas que ele será vendido nos 27 países da União Europeia.

O lançamento desse modelo na Europa segue, segundo a Ford, a tendência de aumento do mercado de utilitários esportivos no continente, filão em que a companhia tem o objetivo de atuar mais fortemente. Nos cálculos dos executivos da Ford, o mercado de SUVs irá crescer 50% no prazo de apenas seis anos.

FUSION

Ford
Mondeo: o Fusion europeu tem evoluções tecnológicas.

O novo Fusion (vendido como Mondeo na Europa), com motor EcoBoost 2.0, chegará ao mercado brasileiro ainda este ano, importado do México. Há previsão de que o modelo com motor híbrido também seja lançado no Brasil em uma segunda etapa, ainda sem data prevista. O sedã deverá ser a principal atração da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo (de 24 de outubro a 4 de novembro).

Na Europa, como Mondeo, representa a estreia da suspensão traseira “integral link” e reúne sofisticações como bancos com função de massagem e volante aquecido. O Fusion europeu é apresentado nas versões de cinco portas, quatro portas e perua, com tecnologias como assistência ativa de estacionamento, o primeiro sistema automático da Ford que permite estacionar em vagas paralelas ou perpendiculares. O carro também será o primeiro veículo na Europa com cintos infláveis traseiros.

NEW FIESTA

Ford
New Fiesta: reestilizado para o Salão de Paris.

O Fiesta ganhou novo visual, com modificações na traseira. A montadora não revela qual fábrica produzirá o modelo no Brasil, mas segundo fornecedores já revelaram a Automotive Business, será em São Bernardo do Campo (SP).

O New Fiesta reestilizado apresentado em Paris terá sete motores com rendimento de 23 Km/l e emissões de CO2 abaixo de 100 g/Km, performance bem superior às existentes no Brasil. Em Paris, foi apresentado um modelo com duas portas, que não entrará no mercado brasileiro, segundo a empresa.

NOVOS PRODUTOS

A Ford anunciou que irá praticamente duplicar o volume de novos produtos na Europa até 2017. Também nesse período, irá renovar e ampliar sua linha de veículos comerciais no continente. “Estamos nos primeiros estágios do que seja talvez a renovação mais agressiva de produtos já feita pela Ford na Europa”, declarou em Paris Stephen Odell, presidente da empresa na região.

Apesar da forte retração das vendas do setor automotivo na Europa, que deve atingir 8% este ano, e das previsões de várias grandes montadoras europeias de que a recuperação irá demorar, a Ford acredita que o mercado total de carros e veículos comerciais no continente (incluindo a Rússia) irá crescer 20% nos próximos cinco anos, totalizando 23 milhões de veículos.

Provavelmente, a Rússia teria grande participação nesse crescimento esperado pela montadora.

Nas previsões de Philippe Varin, presidente do grupo PSA Peugeot Citroën, o mercado europeu de veículos, incluindo os comerciais, deverá ser de 14 milhões de unidades este ano. Sua previsão é de que não haja grandes variações nesses números nos próximos três anos. “Mesmo com o ambiente do curto prazo, a Europa apresenta uma grande oportunidade de crescimento sustentável”, aposta Odell, presidente da Ford no continente.



Tags: Ford, EcoSport, New Fiesta, Mondeo, Fusion, EcoBoost, estratégia, mercado, Salão de Paris.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência