Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 02/10/2012 | 23h15

Visteon desenvolve carro conceito para mercados emergentes

Protótipo feito em parceria com a 3M foi mostrado no Congresso SAE

CAMILA FRANCO, AB

Growth Market Car. Este é o nome do carro-conceito que a Visteon, em parceria com a 3M, desenvolveu para os mercados emergentes, como Rússia, Índia, China e, claro, Brasil. Presente em 28 países, a empresa acredita que os mercados do Bric são os que mais crescerão e procurarão por novas tecnologias nos próximos cinco anos. “Na Europa, temos em média um carro para cada dois habitantes. No Brasil, um para cada dez. Na China, um para 20. E na Índia, um para cada 60 pessoas”, justificou Andreas Jancso, diretor de climatização da Visteon na América do Sul. O executivo apresentou o protótipo que reúne novas tecnologias no 21° Congresso e Exposição Internacionais SAE Brasil de Tecnologia e Mobilidade, que acontece de 2 a 4 de outubro em São Paulo.

Segundo Jancso, o Growth Market Car foi concebido na Índia após diversas pesquisas realizadas com potenciais clientes desde 2010. “O projeto voltado para o mercado em crescimento foi desenvolvido de forma a refletir os desejos e as necessidades desses consumidores. Estou seguro de que as soluções apresentadas neste veículo são acessíveis e podem ser facilmente integradas nos carros compactos para mercado local no futuro próximo.”

Como resultado, o carro-conceito apresenta um design modular, ou seja, contém determinados sistemas e componentes de interiores que podem ser instalados ou excluídos, de acordo com a necessidade do proprietário. Roberto Picchi, diretor de eletrônica da Visteon, explica que o painel de instrumentos tem essa flexibilidade. Ele pode ser no tamanho original ou diminuir em até dois terços, caso seja eliminado o painel que fica em frente ao assento do passageiro para obter mais espaço.

Outra tecnologia desenvolvida pela Visteon para o Growth Market Car é um sistema de ar-condicionado compacto e leve, que contribui para otimização do habitáculo. Já na parte de eletrônica embarcada, a novidade é um painel de controle integrado, capaz de operar o sistema de entretenimento, climatização e outros recursos do veículo.

Coube à 3M fazer o isolamento acústico e térmico do modelo, cuidar de sua iluminação interna e externa e contribuir para um design moderno. Flávia Mateus, da divisão automotiva da 3M, conta que foram usadas lentes de policarbonato com nanotecnologia nas lanternas traseiras, que propiciam uma iluminação uniforme e necessitam de um número menor de LEDs, economizando energia. No interior do veículo, foi colocada uma fibra tubular capaz de criar uma iluminação agradável em diversos pontos, como as portas. Além disso, a 3M criou materiais que remetem à textura de madeira e diversos tons de metal e aço escovado e podem ser incorporados no painel de instrumentos e nas portas.

“Conseguimos soluções de ineditismo para os carros compactos dos mercados emergentes”, conclui Flávia. Ela prevê que em breve as montadoras, inclusive as instaladas no Brasil, lançarão mão dessas tecnologias para vencer a competitividade.

Assista à entrevista exclusiva com Andreas Jancson, diretor de climatização:



Tags: Visteon, carro-conceito, Congresso SAE, Growth Market Car, 3M.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência