Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 03/10/2012 | 01h30

Iveco aposta em veículos com GNV no Brasil

Já são abastecidos Daily, Tector e Eurorider

CAMILA FRANCO, AB

A Iveco aproveitou a participação no Congresso SAE, evento que ocorre de 2 a 4 de outubro em São Paulo (SP), para apresentar veículos movidos a GNV, três modelos no total: Daily, Tector e o ônibus urbano Eurorider. Até hoje ela já comercializou mais de 12 mil veículos a gás natural em diversos países. Seu foco atual é fortalecer a tecnologia na América do Sul, em especial no Brasil, onde já rodam em testes as linhas Daily e Tector com o combustível – Colômbia e Venezuela já têm caminhões Iveco Daily com este tipo de abastecimento.

“Nas últimas décadas, a empresa investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e, por isso, hoje é líder mundial na tecnologia GNV. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos e a Iveco quer ser a protagonista no cenário de transporte sustentável”, afirma otimista Davi Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da marca.

O executivo aponta algumas vantagens deste tipo de abastecimento: “Em relação ao diesel Euro 3, temos uma emissão de CO2 25% menor, economia de 20% de combustível, um nível de ruído de seis decibéis mais baixo, além de o combustível ter grande disponibilidade no meio ambiente.”

Para testar o desempenho dos veículos, que contam com motores FPT, a Iveco fez uma série de parcerias com diversas empresas – desde coletoras de resíduos urbanos, de transporte de passageiros até as de distribuição de itens de consumo. As parcerias foram focadas, por enquanto, nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ainda não há previsão de quando os modelos passarão a ser vendidos.

DAILY

Nesta linha, duas versões contarão com o abastecimento a GNV: a furgão e a versão chassi/cabine, destinadas principalmente ao uso urbano. Segundo Ugo Delfino, diretor de engenharia da Iveco América Latina, ambas estão sendo testadas nas ruas de Minas Gerais e de São Paulo, respectivamente, pelas empresas associadas. A versão chassi/cabine, por exemplo, está sendo usada para o serviço de Home Personal Care & Foods.

TECTOR

Uma versão automatizada do caminhão Tector também é movida a GNV e está sendo utilizada para a coleta de lixo em São Paulo. Enquanto outra do Tector manual, também é aproveitada para o mesmo fim, porém no Rio Grande do Sul. Delfino diz que o motor desta versão manual, com 16 toneladas de PBT, tem seis cilindros, 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros. “Ele já está preparado para ser abastecido com biometano, combustível renovável com um conteúdo de energia e composição química semelhante à do gás natural”, revela.

EURORIDER

O ônibus urbano Eurorider 4X2, com câmbio automático e capacidade para 83 ocupantes, completa a gama de veículos GNV da Iveco a serem vendidos no Brasil. Desenvolvido na Europa, ele acaba de chegar ao País e será testado em Minas Gerais. Delfino afirma que a Iveco tem cerca de 3 mil ônibus urbanos a gás rodando em todo continente europeu e espera que o sucesso se repita no Brasil.



Assista à entrevista exclusiva com Davi Lunardi, diretor de pesado da Iveco:



Tags: Iveco, SAE Brasil, Daily, Tector, Eurorider.

Comentários

  • Marcio

    Acho muito boa essa iniciativa da Iveco pois o combustível até agora utilizado(DIESEL) polui muito o meio ambiente ,e acho que outras montadoras deveriam abrasar essa causa de comprometimento com um mundo melhor para as futuras gerações .PARABÉNS PELA INICIATIVA,POIS PRECISAMOS DE IMPRESSAS QUE SE PREOCUPAM COM A QUALIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES.

  • André RC

    É incrível como o Governo Brasileiro errou feio, subsidiou o preço da gasolina para segurar artificialmente a inflação, e não investiu ou melhor esperou os empresários investirem no álcool, que já era pois o preço hoje é praticamente igual ao da gasolina, ou seja temos de importar gasolina e diesel que são muito poluentes. Enquanto isso nos outro países se vê investimentos altos no GNV e agora no gás de xisto nos EUA. Ou seja novamente estamos na contramão mundial, enquanto se investe em combustíveis mais ecológico e renováveis, ficamos queimando petróleo poluente e caro. Brasil sempre será Brasil.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência