Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 10/10/2012 | 18h05

Daimler lança caminhão e reboque que economizam combustível

Modelos foram desenvolvidos na Europa a partir de testes aerodinâmicos

REDAÇÃO AB

A Daimler, detentora da marca Mercedes-Benz, está lançando reboque e caminhão que, desenvolvidos a partir de estudos aerodinâmicos, economizam combustível e emitem menos CO2. O primeiro economiza de 300 a 600 litros de diesel anualmente e até 1,5 toneladas de CO2. Já o novo reboque é capaz de poupar aproximadamente 2 mil litros de diesel anualmente, o que representa uma redução de emissão de mais de cinco toneladas por ano de CO2 e uma economia de € 3 mil.

O consumo reduzido tanto do reboque quanto do caminhão é possível graças aos trabalhos de aerodinâmica desenvolvidos pela Mercedes-Benz, por mais de 2.600 horas, em seu túnel de vento construído na fábrica de Stuttgart-Untertürkheim, na Alemanha. No novo reboque aerodinâmico, a partir dos testes, a empresa colocou spoilers, painéis de acabamento e difusores em plástico e uma cauda de barco feita em alumínio (afunilamento traseiro). Todos esses elementos juntos diminuem a resistência do ar em aproximadamente 18% e o consumo de combustível de 4% a 5%.

A Mercedes-Benz assegura que o reboque e o caminhão estão prontos para o uso diário. O reboque conta com uma carroceria do tipo baú frigorífico convencional, com uma unidade de refrigeração na parte da frente. Já o caminhão aerodinâmico tem painéis de acabamento laterais que podem ser dobrados, fornecendo fácil acesso ao tanque de combustível, à Arla e às rodas traseiras. Em ambos, a distância ao solo e os ângulos de saída cumprem as exigências de uso diário.

Contudo, ainda segundo a empresa, o desenvolvimento do reboque e do caminhão aerodinâmicos, apresentados no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), não terminou. Outras medições de consumo de combustível e testes de direção serão realizados ainda em 2012. No próximo passo, clientes escolhidos testarão o Mercedes-Benz Actros e a combinação de reboque aerodinâmico em operações de transporte diárias.



Tags: Daimler, Mercedes-Benz, caminhões, reboques, aerodinâmica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência