Indústria
|
11/10/2012
|
18h40
Usiminas completa 50 anos de operações este mês
Siderúrgica é uma das maiores fornecedoras de aço plano para o setor automotivo brasileiro
REDAÇÃO AB
Em 26 de outubro próximo a Usiminas completa 50 anos de operações no Brasil. A data marca o dia em que o então presidente da República, João Goulart, acendeu o primeiro alto-forno da usina de Ipatinga, em Minas Gerais. A empresa mantém um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina, com capacidade para produzir 9,5 milhões de toneladas de aço por ano.
A companhia é uma das maiores fornecedoras de aço plano para a indústria automotiva nacional. No ano passado, o setor consumiu 35% da produção dedicada ao mercado interno, de 4,9 milhões de toneladas. O fornecimento inclui montadoras e as empresas fabricantes de autopeças. Uma das unidades de negócio, a Automotiva Usiminas, atua no segmento de produtos especializados e se dedica exclusivamente à industrialização e vendas de peças estampadas de aço para a indústria nacional de veículos.
No total, a Usiminas produziu 6,7 milhões de toneladas de aço em 2011. A companhia, que emprega cerca de 30 mil pessoas, atua em toda a cadeia produtiva, desde a retirada do minério de ferro até a entrega do produto acabado, com serviço de logística e distribuição de aço. Nos últimos dez anos, investiu R$ 12 bilhões em modernização e geração de produtos com alto valor agregado.
Tags: Usiminas, siderúrgica, aço plano.