NOTÍCIAS
23/10/2012 | 23h20

Eventos

Chery mostra Celer, primeiro a ser produzido no Brasil

Modelo importado chega em dezembro com alterações para o mercado brasileiro


SUELI REIS, AB

Celer, que será produzido no Brasil, chega ao mercado em novembro
A novidade que a Chery trouxe para o Salão do Automóvel de São Paulo será o primeiro veículo da marca chinesa a ser totalmente produzido fora de seu país de origem, na também primeira fábrica completa fora da China, em Jacareí (SP): o Celer (hatch e sedã), que teve sua pré-estreia durante o evento, chegará ainda importado nas 102 concessionárias da marca no País no fim de novembro.

Segundo o vice-presidente comercial da Chery no Brasil, Luis Curi, o modelo chinês sofreu algumas alterações para se adequar ao mercado brasileiro, como o motor 1.5 que aqui contará com o sistema flex da Magneti Marelli. Para o primeiro ano, o executivo projeta vendas entre 6 e 7 mil unidades, importante fatia do total de 35 a 40 mil que a marca espera vender em 2013.

O início da produção do Celer na fábrica brasileira está previsto para o período entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, das duas versões do modelo, sedã e hatch, para vendas no Brasil e em outros mercados da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Segundo Curi, o cronograma de construção da fábrica está dentro do previsto. “Já terminamos toda a parte da fundação e agora começa a montagem da estrutura metálica”, conta. A unidade que está sendo erguida no interior paulista receberá o total de US$ 400 milhões em investimentos e terá capacidade para 150 mil unidades por ano. O investimento é 100% subsidiado pela marca, sem intervenção do BNDES ou qualquer outra financiadora, garante o executivo.

O Celer marcará o início das operações industriais na Chery no Brasil, mas segundo Curi, a empresa já definiu os outros modelos que entrarão em linha futuramente, da categoria subcompacto. Ele diz que no Brasil contará com empresas de autopeças tradicionais no mercado para começar a produzir com o índice mínimo de nacionalização exigido pelo regime automotivo, em torno de 65%, e cita Bosch, Delphi, Magneti Marelli e Visteon. Informa ainda que a companhia esperava a publicação do novo regime para redirecionar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas que aportes para esta área já estavam previstos.

“Os percalços foram superados e estamos prontos para atender as exigências e especificações do novo regime: tenho a convicção que podemos nos considerar um novo player do setor no Brasil, com plano de crescer cada vez mais e atender um mercado que alcançará nos próximos anos a venda de 5 milhões de veículos ao ano.”

O plano de crescimento da Chery inclui readequação da rede de concessionárias, que além do Celer, devem receber mais dois novos modelos em 2013. A rede chegou a ter 132 revendas, mas perdeu 15 casas nos últimos meses.

Assista abaixo a entrevista exclusiva a ABTV de Zhou Biren, presidente da Chery International:


Comentários: 1
 

Alexander
15/11/2012 | 23h51
Mais informações sobre o Celler carro da Chery fiquei muito interessado em compra-lo Por Favor me de mais imformaçoes.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 11/10/2017
Montadoras decretam fim da crise e já desfrutam de trajetória de recuperação

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
AUTOINFORME | 11/10/2017
Onix e HB20 elevam o patamar de entrada no mercado brasileiro
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes