Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Certificação | 24/10/2012 | 14h20

19 fabricantes aderem à etiquetagem 2013

Programa renovado do Inmetro mostra novo vigor no Salão de São Paulo

REDAÇÃO AB

O Inmetro anuncia que mais dez fabricantes, entre elas quatro montadoras (Hyundai Brasil, Mitsubishi, Suzuki e Nissan) e seis importadoras (Jaguar, JAC, Land Rover, Porsche, Volvo e Venko Motors), confirmaram a participação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária. Agora há 19 marcas participantes. Na última edição eram nove: Citroën, Peugeot, Fiat, Ford, Honda, Renault, Toyota, Volkswagen e Kia.

Os modelos lançados no Salão do Automóvel, de 24 de outubro a 4 de novembro, em São Paulo, exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a ENCE, afixada em seus vidros. O adesivo mostra a classificação dos modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz informações como o consumo em quilômetros por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Para orientar os consumidores o Instituto também preparou um guia especial, que será distribuído no evento. O objetivo é estimular o consumidor a procurar a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando a decisão de compra.

ETIQUETA

A exemplo do que ocorre com refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos recebem etiqueta com faixas coloridas de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente).

Além do guia para os consumidores, o Inmetro terá o apoio de seus órgão delegados e superintendências nos Estados, os Institutos de Pesos e Medidas, a partir de 2013, para orientar o processo de etiquetagem dos veículos nas concessionárias.

Coordenado pelo Inmetro em parceria com o programa Conpet, da Petrobras, o PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, com cinco montadoras e 54 versões de veículos. Os veículos que atingirem a classificação máxima no PBEV (‘A’) serão premiados com o Selo Conpet em 2013.

A tabela do quinto ciclo do PBEV, contemplando todos os modelos e respectivas classificações, estará disponível a partir de janeiro de 2013. É possível consultar e comparar os veículos etiquetados na página do Inmetro na internet, www.inmetro.gov.br/pbe, acessando o link “Tabelas de Eficiência” e abrir as tabelas referentes ao PBE Veicular. A consulta também pode ser feita em www.conpet.gov.br/consultacarros.

ECONOMIA

O Inmetro explica que um carro compacto, pertencente ao segmento dos veículos mais comercializados no Brasil, faz em média 12,6 km com um litro de gasolina, contra 10,9 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 600 com a opção pelo veículo classe A na etiquetagem. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 3 mil, o que representa de 6% a 8% do valor do próprio veículo.

OBRIGATORIEDADE

Segundo ainda o Inmetro, o uso da etiqueta é compulsório para as montadoras que já entraram no programa e devem estar afixadas em um dos vidros do automóvel.

A Etiqueta de 2013 trará a informação sobre as emissões de CO2. Trata-se da uma inovação no 5ª edição do programa.

O novo regime automotivo, que valerá a partir de 2013, prevê desconto no IPI para as montadoras que atingirem metas de redução de consumo de combustível. Dos quatro critérios relacionados pelo Inovar-Auto, será necessário cumprir três, entre eles a adesão ao PBE Veicular.



Tags: Inmetro, etiquetagem veicular, Conpet, economia de combustível, veículos, Salão do Automóvel.

Comentários

  • antonio cesar marques

    É de surpreender que a montadora GM (Chevrolet) a terceira do país em volume de vendas de automóveis de passeio não se disponibilize os seus carros para ser certificado. Como futuro comprador de um novo carro pensarei várias vezes antes de comprar - ou não - um carro da GM.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência