Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 25/10/2012 | 19h00

Fiesta é o modelo 1.0 mais protegido contra furto

Ford superou outros cinco populares em estudo do Cesvi; Cruze venceu na geral

MÁRIO CURCIO, AB

Um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária, o Cesvi Brasil, apontou o Ford Fiesta básico como o carro 1.0 mais protegido contra furto. O modelo foi comparado com outros de mesma cilindrada (sempre em suas versões menos equipadas) como Chevrolet Celta LS, Fiat Uno Vivace, Nissan March, Renault Sandero Authentique e VW Gol Geração 5.

Na avaliação do Cesvi Brasil foi considerada a presença de itens de série como imobilizador, alarme, vidros laterais laminados e trava na coluna de direção. O tipo de chave e a maior ou menor dificuldade de acesso à bateria também foram avaliados. O Fiesta recebeu duas estrelas e meia por ter imobilizador, alarme, trava na coluna de direção e acesso difícil à bateria.

Ainda entre os carros 1.0, March e Gol ficaram empatados em segundo lugar com uma estrela e meia. Dos dois, só o March utiliza trava na coluna de direção, mas o tipo de chave do Gol é mais moderno, o que levou ao empate. Com uma estrela, Celta, Sandero e Uno empataram no terceiro posto. Todos os 1.0 avaliados tinham imobilizador como item de série.

A pesquisa do Cesvi Brasil avaliou não apenas carros populares. “Entraram na análise os 20 carros mais vendidos no primeiro semestre”, afirmou o gerente de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi, Emerson Feliciano, o que explica a ausência do Hyundai HB20, cujas vendas começaram em 10 de outubro. Para pôr um “molho” na pesquisa, como disse Feliciano, a empresa incluiu duas marcas chinesas, JAC e Chery.

No ranking geral, o Chevrolet Cruze LTZ obteve o primeiro lugar, com quatro estrelas e meia. Desde a versão mais simples, o carro sai de fábrica equipado com chave presencial, imobilizador, alarme e trava de volante. O acesso difícil à bateria do carro também favoreceu a boa colocação no ranking. Em segundo ficou o Ford Ka 1.6, com três estrelas e meia.

Empatados em oitavo e último lugar, com meia estrela cada, estão os modelos JAC J3 (hatch e sedã), J5, J6 e Chery QQ. Esses importados chineses têm trava na coluna de direção, mas utilizam o tipo mais simples de chave e não saem de fábrica com alarme.

Os itens inibidores de furto têm diferentes pesos no somatório de pontos do Cesvi. Por exemplo, a trava na coluna de direção tem menor valor do que uma chave com codificada. E chaves presenciais contam mais pontos do que todas as outras, não só pela dificuldade de reproduzir o sinal que transmitem, mas também porque eliminam aquelas instalações elétricas no painel que o ladrão acessa para fazer ligação direta.

Clique aqui para ver o ranking completo.


escrever



Tags: Cesvi, Ford, Chevrolet, Fiat, Nissan, VW, Renault, Fiesta, Celta, March, Sandero, Gol, Cruze, JAC, Chery, J3, J5, J6, QQ, Ka, Emerson Feliciano.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência