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Tecnologia | 30/10/2012 | 17h05

Goodyear mostra pneus Run On Flat a blindadores

Pode rodar totalmente vazio por até 80 km

MÁRIO CURCIO, AB

O marketing da Goodyear está voltando sua atenção aos pneus Run On Flat, capazes de rodar vazios até 80 km/h por uma distância de 80 quilômetros. Nesta terça-feira, dia 30, a fabricante reuniu blindadores de automóveis para mostrar as vantagens desse tipo de pneu, que custa 30% a 40% a mais que o convencional, segundo a própria fabricante, mas dispensa mão de obra especializada para a instalação e é montado em rodas convencionais, sem a necessidade de aplicação de cintas internas de náilon, comuns em carros blindados.

“O Run On Flat está à venda em nossos distribuidores. Também haverá os pneus em lojas multimarcas”, afirma o gerente de marketing de pneus para automóveis, Vinícius Sá. As empresas de blindagem perguntaram sobre a possibilidade de absorção, pela Goodyear, dos pneus originais do carro como base de troca, mas não há nada concreto a esse respeito.

Outra preocupação do setor de blindagem é quanto à gama disponível. Existem pneus em estoque, mas como a linha Run On Flat Goodyear é produzida na Alemanha em 29 medidas diferentes, com aros de 16 a 20 polegadas de diâmetro, nem todas estão na prateleira.

A Goodyear não pretende, ao menos por enquanto, fabricar os pneus Run On Flat no Brasil: “Isso demandaria investimento e para tanto seria necessário volume de vendas”, afirma o diretor de tecnologia e inovação, Sérgio Camargo. Na Alemanha, por exemplo, Audi, BMW e Mercedes-Benz utilizam pneus desse tipo como itens de série. No Brasil, contudo, nenhum carro sai de fábrica com o equipamento.

Sem revelar números de venda ou mesmo uma meta a ser atingida, a Goodyear informa apenas que as vendas do Run On Flat aumentam a cada ano. “O produto é oferecido em boa parte da rede. A intenção é difundir a tecnologia, mas os revendedores não são obrigados a ter em estoque”, afirma Vinícius Sá.

TECNOLOGIA DIFUNDIDA

A tecnologia run flat é dominada por fabricantes de pneus desde a década passada. Run On Flat é o nome adotado pela Goodyear (a Michelin utiliza Zero Pressure). Independentemente do nome ou marca, pneus desse tipo têm flancos mais espessos que os dos pneumáticos comuns. Na prática, mesmo que o pneu perca toda a pressão, esses flancos suportarão o peso do carro, impedindo que o aro da roda danifique a lateral ou a banda de rodagem.

Todo pneu run flat deve receber um sistema de monitoramento de pressão. A Goodyear utiliza um kit da Schrader que custa cerca de R$ 350. É composto de quatro sensores de pressão, um para cada roda, e uma central de monitoramento que informa a calibragem de cada pneu e alerta em caso de esvaziamento.

No Brasil, ao menos Bridgestone, Continental, Michelin e Pirelli têm componentes run flat à venda, mas nenhuma delas produz os itens por aqui. Em seu site, a Pirelli informa que seus pneus run flat são desenvolvidos com base nas especificações dos veículos em que são montados e, assim, só podem ser instalados em veículos que saem de fábrica com eles.



Tags: Goodyear, Run On Flat, blindadores, Vinícius Sá, Sérgio Camargo, BMW, Audi, Mercedes-Benz, Bridgestone, Continental, Michelin, Pirelli.

Comentários

  • antonio

    Prezados, Tenho uma Mercedes B200 turbo sport com pneus goodyear , comprei em SP e levei para Brasília, no caminho cai em um pequeno buraco e fez uma bolha lateral em dois pneus lado motorista traseiro e dianteiro, comprei novos pneus , sai para viajar no dia 6/12/2013 de Brasília para Rio, quando fiz 180Km da viagem, passei em um pequeno ressalto da pista para uma ponte o pneu rasgou lateralmente, tive que abortar minha viagem trocar a Mercedes pelo Vectra GTX , minha pergunta? Qual calibragem devo usar para passar o impacto para suspenção, pelo que está acontecendo o impacto está ficando todo no Pneu, que por ser muito duro acaba rasgando a lateral, PRECISO DE AJUDA. Obs. meu carro tem 3000 Km rodados

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