Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 05/11/2012 | 13h15

Renault fecha venda de 50% da divisão Alpine

Grupo inglês Caterham terá metade do negócio a partir de janeiro de 2013

REDAÇÃO AB

A Renault anunciou na segunda-feira, 5, que venderá 50% de sua divisão de carros esportivos Alpine para a Caterham, grupo inglês especializado em veículos e tecnologia powertrain para automobilismo. O negócio, que será firmado em janeiro de 2013, prevê a criação e desenvolvimento conjunto de futuros modelos esportivos, com expectativa de lançamento em até quatro anos. O valor da transação não foi divulgado.

Os modelos serão fabricados na unidade da Alpine, localizada em Dieppe, na Normandia, noroeste da França. A planta é dedicada à produção dos veículos desenvolvidos pela Renault Sport Technologies, tanto o Clio Sport quanto modelos de corrida da marca. Em comunicado, as empresas informam que investimentos industriais passarão a ser divididos meio a meio. Os novos projetos serão desenvolvidos no departamento de engenharia recém-criado para a nova empresa, batizada de Sociedade Automotiva Alpine Cateham.

“Esta parceria inovadora com a Caterham encarna uma ambição de longa data: a criação de um carro esportivo com o DNA Alpine. Ele carrega tanto oportunidades para a planta de Dieppe quanto no desenvolvimento de sua experiência histórica”, disse em nota o CEO do Grupo Renault, Carlos Ghosn.

Para Carlos Tavares, chefe de operações (COO) da Renault, a parceria é uma oportunidade para reinventar a marca Alpine: “Nossas ambições de reviver Alpine dependiam da nossa capacidade de encontrar um parceiro, a fim de assegurar a rentabilidade econômica de tal aventura. Desde o início, queríamos colocar a planta de Dieppe no coração do projeto. Hoje, por meio de nossa parceria com o Grupo Caterham, podemos entrar em uma nova fase: o desenho de um carro que vai encarnar a essência do Alpine, um veículo que irá reacender a paixão esportiva mais uma vez. Ele pode se tornar realidade nos próximos três ou quatro anos”, disse em comunicado.

A empresa que nasce da parceria entre Renault e Caterham terá como CEO Bernard Ollivier, atual vice-presidente de transformação da Renault. “Estou muito orgulhoso da confiança depositada em mim por ambos os sócios. O roteiro para cada carro é clara e simples: respeitar o DNA de ambos, Alpine e Caterham. Com a paixão e a experiência dedicados a este projeto, temos a certeza de atender a este objetivo.”



Tags: Renault, Alpine, Caterham, carro esportivo, automobilismo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência