Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 07/11/2012 | 17h09

ZF fará câmbio de nove velocidades a partir de 2013

CEO da empresa acredita ter atingido o ‘‘limite natural’’ para o número de marchas

REDAÇÃO AB

Em 2013, a ZF iniciará a produção de uma transmissão de nove velocidades. Segundo o CEO da companhia, Stefan Sommer, este pode ser o “limite natural” de uma caixa de câmbio, disse o executivo da companhia em entrevista a Automobilwoche.

Segundo o executivo, a adoção de maior número de engrenagens aumentaria o peso e a complexidade do conjunto, sem no entanto resultar em ganho na redução de consumo: “Não há uma linha rígida (quanto ao número de marchas), mas é preciso considerar a lei dos retornos decrescentes e saber se o acréscimo fará sentido”, pondera.

Três anos atrás, a empresa começou a produzir a caixa de oito marchas para carros e utilitários com motores longitudinais. Segundo a ZF, na comparação com transmissões de seis velocidades, essa nova caixa levou a uma redução de até 11% de consumo de combustível.

Também de acordo com a ZF, com nove marchas, modelos Chrysler para o mercado americano terão aumento de 16% na eficiência de utilização do combustível no confronto com transmissões de seis marchas. Independentemente dos resultados práticos, a Hyundai ja confirmou o desenvolvimento de uma caixa de dez velocidades. Ford e GM juntaram-se para criar transmissões automáticas de nove e dez marchas.



Tags: ZF, câmbio, transmissão, nove marchas, Stefan Sommer, negrenagens, Chrysler, Hyundai, Ford, GM.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência