Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 08/11/2012 | 16h45

Câmara Brasil-Alemanha cria setor de inovação

Ações terão como foco a superação da falta de competitividade na indústria nacional

REDAÇÃO AB

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP, na sigla em alemão) inaugura na segunda-feira, 12, na capital paulista o Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT) que tem como objetivo contribuir no processo de geração de inovação no País, por meio de transferência e troca de conhecimento entre empresas e instituições brasileiras e alemãs. Na ocasião, a entidade promoverá uma mesa redonda para debater o papel da inovação na competitividade.

Entre os participantes do debate estão Maurício Muramoto, presidente da Continental Brasil, Ideval Munhoz, CEO da T-Systems, e Livaldo Aguiar dos Santos, presidente das Indústrias Romi.

“A Alemanha é o país-referência no mundo para questões que envolvem inovação, desenvolvimento de tecnologia e investimentos em pesquisa. A criação do novo departamento acontece em um momento em que o próprio governo brasileiro passou a priorizar o tema, aproximando-se de instituições alemãs consideradas modelo neste campo”, afirma Weber Porto, presidente da Câmara Brasil -Alemanha.

Segundo a entidade, as ações do DIT terão foco em como superar a falta de competitividade que atinge as empresas instaladas no Brasil. Para Wilson Bricio, vice-presidente da AHK-SP e coordenador do comitê de inovação e tecnologia, a ideia é estimular o aumento de competitividade da indústria nacional com base no modelo alemão. “Isso representa uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas brasileiras que poderão buscar parcerias com organizações de porte similar na Alemanha e instituições em ambos os países, visando o desenvolvimento local de produtos, tecnologias e processos que venham de encontro aos atuais desafios do Brasil”, explica o executivo, que é presidente da ZF no Brasil.

O movimento de acordos de cooperação entre a Câmara Brasil-Alemanha e outras entidades já começou. Fazem parte a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), com as quais já são desenvolvidas atividades dedicadas à qualificação profissional, intercâmbio de experiências, desenvolvimentos e pesquisas junto às instituições de pesquisa.



Tags: Inovação, Câmara Brasil-Alemanha, Continental, T-Systems, Romi, ZF.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência