Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 09/11/2012 | 19h25

Petrobras conclui testes do B20

Mistura de diesel com 20% de biodiesel será testada por montadoras

AGÊNCIA BRASIL

A Petrobras concluiu na sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro, os testes de desempenho de veículos com o uso do biodiesel B20, combustível que tem mistura de 20% de biodiesel no diesel. Os testes servem para avaliar a eficiência e o impacto nos motores do aumento na concentração de biodiesel de 5% para 20% e foram feitos em uma área do Exército, em Barra de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

O objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o comportamento dos motores com a utilização do B20. Hoje, o óleo diesel comercializado no país recebe, obrigatoriamente, uma adição de 5% de biodiesel (B5). O combustível B20 é uma mistura de 20% de biodiesel com 80% do diesel tradicional e polui menos o ambiente.

Em nota, a Petrobras explica que a frota, composta por oito veículos, sendo quatro com B20 e quatro com B5, já rodou 100 mil quilômetros desde o ano passado, passando pelos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná, em circuitos urbanos e rodoviários, e sendo submetida a diferentes condições climáticas. Na próxima semana, os motores começam a ser avaliados pelos fabricantes.

"A próxima fase será a avaliação de emissões e do desempenho dos motores em bancada de testes, seguida de análise do comportamento das peças e componentes. Todos os resultados serão comparados com os obtidos em veículos semelhantes submetidos às mesmas condições de testes, porém usando o B5", informa a nota.

Iniciado em setembro de 2010, o projeto é conduzido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), em parceria com a Petrobras Biocombustível, Petrobras Distribuidora e a Universidade de Salvador.

A Petrobras não informou quando a nova mistura passará a ser vendida.



Tags: Biodiesel, diesel, B20, combustível, Petrobras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência