Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 13/11/2012 | 19h53

PSA Peugeot Citroën terá centro de pesquisa com Fapesp

Parceiras investirão R$ 16 milhões em motores movidos a biocombustível

REDAÇÃO AB

A PSA Peugeot Citroën e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinaram um acordo de cooperação em pesquisa científica e tecnológica, que inclui a criação de um centro de engenharia dedicado a projetos de motores desenvolvidos ou adaptados especificamente para biocombustível. As parceiras também anunciaram conjuntamente a primeira chamada pública de propostas para seleção do projeto do novo núcleo de pesquisa. O investimento previsto é de R$ 16 milhões, divididos em partes iguais.

Pelo acordo, o centro terá apoio tanto da PSA Peugeot Citroën quanto da Fapesp por até dez anos e terá sede em São Paulo. Entre os objetivos estão a execução de projetos, transferência de tecnologias, formação de pesquisadores e disseminação do conhecimento produzido. As pesquisas devem abranger temas como novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, incluindo veículos híbridos, redução de consumo e de emissões, impactos e a viabilidade econômica e ambiental de biocombustíveis.

“Com esta parceria, colocamos lado a lado nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento no País e pesquisadores brasileiros para a troca de conhecimento e o desenvolvimento de estudos que contribuam para tornar mais eficientes e sustentáveis motores e biocombustíveis. É uma relação onde todos ganham e evoluem, desenvolvendo novas soluções tecnológicas para o futuro”, afirma em nota François Sigot, diretor de pesquisa, desenvolvimento e estilo América Latina da PSA Peugeot Citroën.

“O acordo é significativo porque aproxima a pesquisa e o conhecimento da sua aplicação na área. A iniciativa associa a preocupação com o meio ambiente e energias renováveis com o potencial da competitividade do motor do futuro”, disse Celso Lafer, presidente da Fapesp.

“A equipe brasileira de pesquisa e desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën é referência mundial dentro de nosso grupo nas áreas de biocombustíveis e materiais verdes. Este acordo com a Fapesp contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nossos engenheiros e técnicos no Brasil e, ao mesmo tempo, nos dará a possibilidade de passar para outros pesquisadores nossas experiências, ajudando a enriquecer o patrimônio intelectual do País”, declara Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën Brasil e América Latina.



Tags: PSA Peugeot Citroën, biocombustível, centro de pesquisa, Fapesp.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência