Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Trailblazer está nas revendas Chevrolet a partir de R$ 145.450
O novo Trialblazer chega com preço a partir de R$ 145.450

Lançamentos | 13/11/2012 | 23h32

Trailblazer está nas revendas Chevrolet a partir de R$ 145.450

Utilitário esportivo para sete pessoas foi desenvolvido em paralelo à S10

PAULO RICARDO BRAGA, AB

As revendas Chevrolet já estão recebendo para comercialização o novo utilitário esportivo Trailblazer, produzido pela General Motors em São José dos Campos (SP). “O veículo foi desenvolvido em conjunto com a nova S10, mas traz detalhes construtivos específicos, como a suspensão traseira independente”, explicou Carlos Barba, diretor executivo de design da GM. O modelo já está à venda na Tailândia e região, onde também é produzido. “A engenharia é brasileira”, reforçou Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia para a América do Sul.

O Trailblazer substitui o Blazer e chega na versão LTZ com duas motorizações: V6 3.6 a gasolina de 239 cavalos, com preço de tabela a partir de R$ 145.450; e 2.8 turbodiesel de 180 cv, custando desde R$ 175.450. O novo modelo, de sete lugares, tem bancos rebatíveis nas fileiras do meio e traseira para ampliar o espaço de carga para até 1.830 litros.

Segundo Herman Mahnke, diretor de marketing da GM, os principais concorrentes são Toyota SW4 e os Pajero Full e Dakar, na categoria dos SUV de grande porte. Com garantia de 3 anos, o lançamento da Chevrolet traz como destaques o câmbio automático de seis marchas, assistência à partida em subida e descidas íngremes, seletor eletrônico de tração, airbags de cortina, faróis em formato projetor, rodas de 18 polegadas e estribos laterais, para facilitar o acesso ao veículo.

No centro do painel destaca-se um moderno sistema de multimídia, com tela sensível ao toque, e sistema de som com 8 alto-falantes. Há dois porta-luvas, um com 5 litros e outro com 4 litros.

Chevrolet

O pacote inclui 34 porta-objetos, chave tipo canivete, espelho retrovisor rebatível eletronicamente, ar-condicionado digital direcionável para as três fileiras de bancos, ajuste de altura dos faróis e faróis de neblina. O road service com cobertura nacional oferece motorista amigo (para conduzir o veículo em situações imprevistas) e concierge (orientação para serviços, hospedagem e restaurantes).

FIVE-LINK E TRAÇÃO INTEGRAL

O time de engenheiros da General Motors do Brasil utilizou boa parte da experiência adquirida no desenvolvimento e comercialização da S10 para desenvolver o novo Trailblazer. "Mas fomos além", explica Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM América do Sul. "O Trailblazer conta, por exemplo, com a suspensão traseira five-link, que garante conforto e estabilidade em qualquer condição", completa o executivo.

O novo Chevrolet Trailblazer chega equipado com tração integral em qualquer uma das versões, para ser usado dentro e fora da estrada. Ele tem ângulos de ataque de 30o e 22o de saída. E 23,2 centímetros de altura em relação ao solo. O sistema de tração 4x2 e 4x4 High/Low é acionado eletronicamente "shift on the fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.

Com um comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,90 metro, o utilitário da Chevrolet tem um interior espaçoso. Manuseio e estabilidade são auxiliados por uma distância entreeixos de 2,85 metros e com bitolas (dianteira e traseira) de 1,57 e 1,59 metros, respectivamente. A distância mínima do solo é de 232 milímetros.

TECNOLOGIAS

Paulo Riedel, diretor de engenharia de Powertrain da General Motors do Brasil, destaca o emprego do turbo de geometria continuamente variável no motor 2.8 Turbodiesel CTDI. “As aletas se movimentam continuamente, tornando a captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação e reduzindo o turbo lag”, afirma.

O novo motor HFV6 possui 24V e 4 comandos de válvulas continuamente variáveis, que conferem maior torque em toda faixa de rotação. O sistema de comando de válvulas variável, é acionado por uma corrente de dentes invertidos, que não requer ajustes durante a vida útil do motor. Além disso, os pistões são forjados para reduzir sua massa. O motor HFV6 oferece excelente desempenho e dirigibilidade, com reduzido consumo de combustível.

RENOVAÇÃO

Já era tempo de a GM lançar um substituto para o Blazer, que deixou de ser produzido em 2011 e em setembro e outubro registrou apenas uma unidade emplacada, segundo as estatísticas da Fenabrave. Este ano, até o fim de outubro foram comercializadas 480 unidades do veículo, o equivalente a 0,22% de participação no segmento de SUVs.

O Trailblazer renova com competência a tradição da marca no segmento, que começou com o Veraneio e se prolongou com o Blazer. O novo veículo oferece design bastante agradável, com a frente sugerindo força e robustez e a traseira bem resolvida.



Tags: General Motors, Chevrolet, Trialblazer, Veraneio, Blazer, S10, Pajero, Toyota SW4.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência