Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
JAC Motors reinventa pedra fundamental
JAC J3 ficará enterrado por 20 anos ao lado da pedra fundamental da fábrica baiana (foto: Mário Curcio)

Indústria | 27/11/2012 | 05h42

JAC Motors reinventa pedra fundamental

Presidente da futura montadora enterrou carro J3 como se fosse uma ''cápsula do tempo''

MÁRIO CURCIO, AB | De Camaçari (BA)

Sob o sol de rachar da Bahia, o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, encontrou um jeito mais inteligente e chamativo de descerrar a pedra fundamental de sua fábrica em Camaçari nesta segunda-feira, 26. Ao lado da placa que normalmente marca o início da construção de uma grande obra, Habib mandou lacrar debaixo da terra, numa imensa caixa de concreto, um JAC J3 com 243 mil quilômetros. Essa “cápsula do tempo” desceu com fotos e mensagens de populares, além de objetos da tecnologia atual (computador, iPod e outros itens).

A intenção é desenterrar o automóvel daqui a 20 anos. A ideia não é nova ou original, mas parece ter surtido o impacto desejado. O presidente brasileiro da montadora quer imprimir seriedade à sua fábrica e mostrar a intenção de permanecer produzindo aqui por muito tempo na fábrica que começa a construir.

“Nosso terreno tem 6,5 milhões de metros quadrados. Doze fornecedores estarão à nossa volta dentro dessa área”, afirma Sérgio Habib. “Ainda não faremos motores. Para isso seria preciso um volume anual superior a 100 mil unidades (capacidade instalada prevista para a unidade). No começo traremos de fora motores, transmissões e alguns componentes que não justificam a produção local”, diz o empresário. Enquanto ocorria a cerimônia, equipamentos pesados e caminhões basculantes trabalhavam na terraplenagem do local.

JAC
Em sentido horário, a partir do alto: na mesma imagem, Sérgio Habib e a esposa Sandra, Jacques Wagner e Fernando Pimentel; o presidente da JAC na China, An Jin; trabalhos de terraplenagem da área; e detalhes gravados no J3 enterrado (fotos: Mário Curcio)

A JAC Motors começará a produzir em 2014 dois novos modelos, um hatch e um sedã, ambos montados sobre a mesma plataforma, mas com carrocerias diferentes uma da outra desde o capô dianteiro e não apenas a partir da metade traseira. A empresa manteve informações anteriores como investimento de US$ 600 milhões e expectativa de geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, assunto que inflamou o entusiasmo do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.

“Com a JAC vamos consolidar não só um polo automotivo, mas o desenvolvimento das empresas locais”, afirma. Também estiveram na cerimônia o presidente da JAC Motors na China, An Jin, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o governador da Bahia, Jacques Wagner, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O evento da futura fábrica coincidiu com o lançamento do JAC J2, compacto apresentado no Salão do Automóvel. O carrinho chega em dezembro à rede JAC com os principais itens de conforto e segurança oferecidos em modelos pequenos, tem apenas 3,53 metros e utiliza motor de 108 cv.



Tags: JAC Motors, Sérgio Habib, Jacques Wagner, Fernando Pimentel, Camaçari, J3, J2, cápsula do tempo, Luiz Carlos Caetano, An Jin, Li Jinzhang.

Comentários

  • Mauricio

    Um carro ruim desses, só enterrando mesmo.

  • Carlos

    Caro Maurício, o mercado existe para isso. Escolher o que melhor lhe agrada. É um carro fraco sim, mas temos de pensar no que isso vai nos trazer. É simples, não compre. Espero que com a chegada da JAC reduzam os valores dos carros populares no país. Que ao meu ver são todos de baixa qualidade.

  • Gian

    Sou da mesma opnião quanto ao surgimento de novos fabricantes ... se o JAC é ruim, o que dirá das marcas que aqui estão desde sempre e são piores, em questão de benefícios aos usuários, que os carros da JAC ???? ... Vejo e converso com usuários dos carros JAC e nunca ouvi eles reclamarem, no meu ponto de vista se eles irão investir as coisas serão cada vez melhores ... a não ser que eles sejam obrigados a entrar na falcatrua dos preços abusivos dos carro, o que é bem provável !!!! ... sucesso a JAC !!!

  • Eduardo

    Caramba, isso que é Pedra Fundamental! Logo um J3 inteirinho embaixo da terra! Olha, vamo lá jac motors, vocês tem o meu apoio. Com certeza é uma excelente marca, e suas propostas são ótimas também! Continuem assim, é sucesso!!

  • Pedro Noaves

    essa me surpreendeu! Fizeram diferente mesmo, além de colocar uma pedrinha como gesto simbólico, enterraram logo um carro inteiro! interessante... daqui a 20 anos vai fazer um baita burburinho!

  • walysson modesto galvao

    muito interessante gostei muito dessa ideia teve um impacto muito forte e muita gente ficou admirado mais e assim a jac motors chegou pra fazer o inesperado por isso tenho orgulho dessa empresa e de ser um funcionário dela aqui em brasília. parabens jac essa fabrica vai ser ótima no brasil vai fazer muita diferencia. abraços a todos jac motors brasilia asa norte.

  • Eduardo

    Meu, vou te falar. Até um anos atrás eu não acreditava de jeito nenhum que a JAC ia ficar por aqui. Tinha certeza absoluta que ia falir rapidinho... Mas Ai começaram a anunciar essa fábrica, depois lançaram o J2... E olha, esse subcompacto é brilhante! De acordo com a marca faz de 0 a 100 em menos de 10 segundos, e vem completo com seis anos de garantia, assim como os outros... Com isso tudo não tem como negar - Eles vieram armados até os dentes, e com uma proposta excelente. Espero que continuem crescente, quem sabe assim carros completos, com Air Bag e ABS não se tornam obrigação?

  • Fernando

    Essa é uma senhora duma obra!! Essa fábrica vai dar um salto na distribuição de carros da JAC aqui no Brasil. Eu heim, eles vão dominar o mundo, começando pelo Brasil

  • Bruno

    Essa noticia eu vi em tudo quanté lugar. Quero ver quando desinterrarem! Meu bilhetinho que escrevi pra JAC vai estar na TV!!

  • Michel

    esta ação simboliza o desejo de estabelecer uma relação duradoura. Essa frase que eu li em outro blog resumiu muito bem a ideia da JAC Motors. E tenho a impressão de que será uma relação muito mais saudavel do que com as 4 marcas já estabelecidas. Pelo menos em questão de oferta, e JAC com certeza a melhor!

  • Fernando

    Eu ainda acho enterrar um carro um tremendo dum disperdicio. Da pra mim, po! completinho, 1.4... ta bom demais!

  • Eduardo F

    Gosto da politica da jac motors de estar sempre se desenolvendo. Em 2 anos fizeram muita coisa, isso é muito bom e me faz confiar mais na marca.

  • Fernando Alemão

    20 anos é tempo pra caçamba. Espero que até lá a JAC continue mostrando como se faz pra vender carros e respeitar o cliente ao mesmo tempo pras outras montadoras!

  • Antônio

    Criatividade a mil. Estão de parabéns pelas campanhas que tem feito!

  • Luiz Campos

    eu n construiria a fábrica tão cedo assim... mas o sergio habib está muito empenhado nesse projeto dele

  • Igor

    Interessante... É um belo de um terrenão. Espero que aproveitem bem, e que deem muita oportunidade para a população local. Esse é o espirito da coisa, jac...

  • Sergio Amado

    É, os chineses vieram pra ficar!! super bacana, principalmente pelo investimento que eles aplicaram. SHow!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência