Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 05/12/2012 | 18h25

Anfavea quer prazo maior para depreciação acelerada

Entidade pede inclusão de máquinas agrícolas na medida

AGÊNCIA ESTADO

O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse à Agência Estado que, além da prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), o setor também deseja a extensão do benefício da depreciação acelerada por mais um ano e a inclusão de máquinas agrícolas na medida. "O governo ouviu nossas demandas, entendeu nossa situação e demonstrou boa vontade em atender aos nossos pleitos", disse Moan ao sair do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Enquanto o executivo conversava com a reportagem da Agência Estado, a presidente Dilma Rousseff adiantava, em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará, na quarta-feira, 5, o PSI para 2013. Segundo ela, os recursos para o programa, lançado durante a crise internacional de 2009, serão ampliados para mais de R$ 80 bilhões.

Moan disse ainda que também gostaria de ver ampliado o prazo da depreciação acelerada para caminhões e vagões, que vale apenas para os bens adquiridos até o fim do ano, para até o final de 2013. Apesar de o anúncio ter sido feito em agosto, apenas na quarta-feira a medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com a depreciação, a empresa poderá lançar no balanço os gastos com depreciações dos bens como um custo e receber os tributos de volta em 12 meses. "Além de caminhões, queremos a inclusão de máquinas agrícolas", disse o vice-presidente da Anfavea.

O executivo relatou que, além dessas medidas pontuais para o setor, a reunião no Ministério da Fazenda também tratou do novo regime automotivo, previsto para entrar em vigor no ano que vem. De acordo com ele, as discussões na quarta-feira foram apenas técnicas e na quinta-feira,6, haverá novo encontro com a Receita Federal para tratar da finalização da redação do decreto.



Tags: Anfavea, depreciação acelerada, PSI, Luiz Moan, regime automotivo, máquinas agrícolas, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência