Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 06/12/2012 | 20h20

Cade aprova joint venture entre Shell e Cosan

Visa produção de etanol e distribuição, venda e revenda de combustíveis

REDAÇÃO AB

A Cosan e a Shell foram autorizadas pelo plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a criarem uma ou mais joint ventures (divididas na proporção de 50% para cada grupo) destinadas à produção de etanol e distribuição, comercialização e revenda de combustíveis. Com a decisão foi aprovada a criação da Raízen, maior fabricante de etanol de cana-de-açúcar do país, com produção de cerca de 2 bilhões de litros do biocombustível por ano.

Ao analisar os produtos e serviços ofertados pelas duas empresas no Brasil, o Cade constatou que há concentração em cinco mercados de distribuição de combustível (Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal), mas aponta que empresas concorrentes como Petrobras, Ipiranga e Alesat, além de distribuidoras regionais, ajudam a equilibrar a distribuição.

Já para o mercado de revenda, o Cade prevê a entrada dessas mesmas empresas concorrentes, bem como aumento da participação de postos de “bandeira branca”, que detêm participação relevante de mercado.

O conselheiro relator do processo que aprova a parceria, Ricardo Ruiz, observou no seu voto que a distribuição de gasolina e óleo diesel depende, em grande parte, da capacidade de transporte dos dutos que ligam as refinarias às bases, bem como da disponibilidade de espaço para a construção de bases próximas às refinarias – as bases primárias modais e multimodais associadas muitas vezes ao transporte ferroviário, os chamados pools.

A Cosan e a Shell propuseram assumir um compromisso unilateral de melhorar a transparência de acesso aos “pools” e a realizar esforço no sentido de estabelecer regras claras, em todos os “condomínios de distribuição”, em relação ao tratamento da base.



Tags: Cade, Shell, Cosan, Raízen, combustíveis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência