Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 11/12/2012 | 12h40

Honda: liderança nas motos não ocorre à toa

Pesquisas de mercado e novos produtos resultaram em quase 80% do segmento de duas rodas

MÁRIO CURCIO, AB

Numa roda de motociclistas, é quase um lugar-comum ouvir críticas à Honda por causa da forma como domina o mercado nacional. Esses papos às vezes esquentam como a conversa de boteco entre torcedores de clubes de futebol.

Mas um olhar atento mostra que esse domínio de quase 80% do mercado (exatos 79,58%) vem da competência da fabricante e da sintonia com os consumidores. Um bom exemplo é a CG 150, que surgiu em 2004 porque naquele período, por pesquisas, a fabricante já havia detectado a necessidade dos motociclistas por uma moto mais encorpada e potente que a CG 125 Titan para encarar o dia a dia e também as estradas.

Em 2008, essa moto mudou totalmente e recebeu injeção eletrônica. Em 2009 veio o motor flex. Bem, estamos em 2012 e a Yamaha ainda não tem no Brasil um modelo de 150 cc, embora todas as principais concorrentes nacionais montem pelo menos um produto nessa faixa de cilindrada. Como resultado, a vice-líder vem perdendo participação e detém atualmente pouco mais de 10% de participação.

O crescimento do mercado acima de 500 cc também resultou em dois lançamentos neste ano. Ainda em 2012 a Honda viu espaço até mesmo para trazer de volta a NX 4 Falcon (agora com injeção eletrônica), a Biz com motor de 100 cc e a NXR 125 Bros (leia aqui). Com isso, a empresa acabou preenchendo lacunas que ela mesma criou na década anterior, ora pela evolução natural dos produtos, ora pela entrada em vigor do programa atual contra emissões de poluentes.



Tags: Honda, motos, motocicletas, CG 150 Fan, Yamaha, Suzuki, Dafra.

Comentários

  • Marcos R. Pauletti

    Pena que a YAMAHA está ainda em sono profundo , enquanto a HONDA caminha a passos largos , mesmo que seus produtos apresentem problemas crônicos ( cabeçote da CB 300 etc... ) , cada vez mais distante de suas concorrentes .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência