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Marketing | 18/12/2012 | 12h52

Peugeot é multada em R$ 571 mil por propaganda enganosa

DPDC concluiu que publicidade induzia os consumidores ao erro

REDAÇÃO AB

A Peugeot terá de pagar multa de R$ 571 mil por veicular propagandas que induziam o consumidor ao erro. A decisão é do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). O órgão recebeu reclamações de pessoas que se sentiram lesadas por duas peças publicitárias da companhia. A montadora tem dez para pagar a multa ou apresentar recurso.

A primeira delas foi divulgada na TV para anunciar a venda do Peugeot 206 em parcelas a partir de R$ 206. O comercial, batizado de “Demorou, Dançou”, não mencionava, no entanto, que seria necessário pagar uma parcela maior de entrada e que haviam prestações intermediárias. A versão da campanha para a mídia impressa também confundia o consumidor, colocando essas condições em letras pequenas e de difícil leitura.

A outra campanha multada foi a “Eu e a Peugeot, Peugeot e eu.” Segundo o DPDC, a divulgação induzia o cliente a pensar que, ao comprar um carro da marca, ganharia gratuitamente câmbio Tiptronic, garantia adicional de três anos e três anos de seguro. Foi apurado que o valor dos serviços adicionais estavam embutidos no preço das parcelas.



Tags: Peugeot, multa, DPDC, consumidor, propaganda, publicidade.

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