Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/12/2012 | 17h52

Bosch: sistema Start Stop evolui no mercado europeu

Versão avançada atua com o carro em movimento

REDAÇÃO AB

Para reduzir ainda mais os níveis de consumo e emissões, a Bosch apresentou o Start Stop Avançado. A nova tecnologia atua sobre o motor mesmo com o veículo em movimento, segundo o chefe de marketing e produto da Bosch, Rafael Borelli.

O Start Stop Avançado entra em operação quando a velocidade é menor que 20 km/h. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração.

“Abaixo de 20 km/h, o sistema desliga o motor e só o religa quando o pedal da embreagem é acionado, mesmo com o veículo ainda em movimento, caso seja necessário”, explica Borelli.

Segundo a Bosch, em uma situação real de trânsito, a tecnologia reduz até 18% o consumo e emissões de CO2. A empresa informa que o novo equipamento estará disponível na Europa como item de série no início de 2013, mas não revela, porém, qual carro utilizará a tecnologia.

O Start Stop convencional já equipa mais de 5 milhões de automóveis na Europa. Ele permite que o motor se desligue automaticamente quando o carro para com o câmbio em ponto morto, em um semáforo, por exemplo, e o religa quando o motorista aciona a embreagem. Com esse primeiro sistema já é possível reduzir em até 15% o consumo e emissões de CO2. A fabricante de autopeças acredita que esse equipamento de primeira geração seja aplicado em automóveis em cerca de um ano.

EVOLUÇÃO NÃO PARA POR AÍ

A Bosch já desenvolve o Start Stop Coasting, ainda mais avançado, e estima que o item esteja presente em alguns automóveis europeus entre 2014 e 2015. O sistema permitirá que o motor se desligue mesmo em alta velocidade (abaixo de 120 km/h), tirando proveito de situações em que o veículo se move por inércia.

“Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador, o Start Stop Coasting entra em funcionamento, desacoplando a transmissão e desligando o motor”, informa Borelli. Segundo a Bosch, o reinício do funcionamento do motor é imperceptível e basta pressionar o acelerador. A redução de consumo e emissões chegará a 25% com a versão Coasting.



Tags: Bosch, Start Stop, Coasting, Rafael Borelli, emissões, CO2.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência