Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 18/01/2013 | 13h20

Vendas do Grupo Fiat na Europa são inferiores às da marca no Brasil

No continente foram vendidos 798,5 mil veículos; no Brasil, mais de 838,1 mil

REDAÇÃO AB

As vendas de automóveis na Europa, no geral, foram difíceis em 2012: encolheram 7,8% em relação a 2011 (leia aqui). Mas um dos fabricantes mais prejudicados foi o Grupo Fiat. Todas as marcas da companhia (Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge e Ram), juntas, venderam 798,5 mil veículos em 2012 no mercado europeu (queda de 15,8% sobre 2011, quando foram comercializadas 948 mil unidades), número menor do que o registrado somente pela marca Fiat no Brasil, de 838,1 mil veículos no ano.

A participação do grupo ficou na casa dos 6,4% na Europa em 2012. Somente a marca Fiat vendeu 582,5 mil veículos, com participação de 4,6% do mercado. Ela registrou alta no Reino Unido, de 19,3%, e de apenas 1% na Espanha. Os modelos mais vendidos foram os Fiat Panda (cerca de 186 mil unidades), 500 (cerca de 146 mil), Punto (134 mil), além do 500 L, que teve apenas quatro meses de vendas.

As marcas Lancia e Chrysler totalizaram juntas quase 94 mil veículos, com 0,7% de participação na Europa. Os desempenhos melhores foram anotados na Alemanha (alta de 3,8%), na França (alta de 25,6%) e no Reino Unido (alta de 182%).

A Jeep teve alta de 19% em relação a 2011, para mais de 28 mil unidades. A Alfa Romeo fechou com 90 mil unidades e 0,7% de participação. E as marcas de luxo do grupo, Ferrari e Maserati, atingiram volume de 4 mil unidades no ano.

Em dezembro, o grupo Fiat vendeu cerca de 51 mil veículos na Europa e conseguiu 6% de participação de mercado.



Tags: Chrysler, Fiat, Europa, Alemanha, Itália, Reino Unido.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência