Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 04/02/2013 | 16h34

Daimler terá 12% de participação da chinesa BAIC

Será a primeira empresa de fora da China com participação em uma montadora local

REDAÇÃO AB

A Daimler assinou um acordo com a Beijing Automotive Industry Corporation (BAIC), da China, com quem mantém quatro joint ventures, para adquirir 12% das ações da divisão de automóveis da montadora chinesa. O investimento se dará por meio da emissão de novas ações e a conclusão da operação está prevista para o fim deste ano ou início de 2014, por estar sujeito às aprovações das autoridades competentes, informam as empresas em comunicado. Com o acordo, a Daimler será a primeira empresa de fora da China a se tornar acionista de uma montadora chinesa.

O negócio sinaliza o primeiro movimento da estratégia da BAIC Motor de lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO). Em setembro do ano passado o presidente da BAIC, Xu Heyi, anunciou que a empresa considera a abertura de capital em Hong Kong para levantar o equivalente a US$ 1,6 bilhão.

O acordo determina que a Daimler receberá dois assentos no conselho de administração da BAIC. As duas empresas também concordaram que a montadora chinesa aumentará sua participação em uma das quatro joint ventures que mantém com a Daimler, a Beijing Benz Automotive Company (BBAC), de 1% para 51%, para assim, ser capaz de consolidar esta joint venture dentro da BAIC antes do IPO. Por sua vez, a Daimler aumentará sua participação em outra joint venture, a de vendas integradas Beijing Mercedes-Benz Sales Service Co, também de 1% para 51%.

“Seguindo a nossa cooperação técnica com a BAIC e da configuração da nossa empresa de vendas integradas, estamos agora para dar o próximo passo no aprofundamento da nossa relação. Nosso investimento é um forte sinal do aumento do nível de confiança e cooperação entre as duas empresas e acentua claramente o compromisso de longo prazo para um futuro comum de sucesso das duas corporações. É também significativo, de modo que ambas possam participar ativamente das oportunidades do mercado automotivo chinês”, declarou o presidente do conselho de administração da Daimler, Dieter Zetsche.

O presidente da BAIC, Xu Heyi, também comemorou o novo negócio: “A parceria entre Daimler e a BAIC entrou na sua melhor fase, com a mais aprofundada cooperação, de acordo com os interesses mútuos e planos de desenvolvimento entre as duas empresas. O investimento da Daimler na BAIC vai percorrer um longo caminho para acelerar o desenvolvimento da marca BAIC em termos de capital, tecnologia e gestão da marca. Ao mesmo tempo, isso vai ajudar a Mercedes-Benz a impulsionar seu desempenho de negócios na China”.



Tags: Daimler, Dieter Zetsche, BAIC, China, oferta inicial de ações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência