Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/02/2013 | 12h24

Ford Ecosport é líder entre os SUVs em janeiro

No entanto, histórico de emplacamentos revela que Duster ainda pode dar muito trabalho

MÁRIO CURCIO, AB

O embate entre o Ford Ecosport e o Renault Duster teve uma virada neste início de ano. Em janeiro, 3.367 unidades do utilitário esportivo da Ford foram emplacadas, uma vantagem de 72,3% sobre o Renault. Até aí tudo bem, já que o Ford chegou totalmente reformulado no segundo semestre e conta com uma rede de 397 revendas, sobre cerca de 220 do rival.

Vale lembrar, porém, que a chegada às concessionárias do novo Ecosport no segundo semestre de 2012 não foi suficiente para mantê-lo no topo do ranking dos utilitários esportivos, título que era seu desde 2003. No ano passado, 46.893 unidades do Duster chegaram às ruas, ante 38.284 do Ford (vantagem de 22,5%).

O Renault vem fazendo bonito desde que foi lançado, em 2011. Quando considerados os emplacamentos de outubro a dezembro daquele ano chega-se a 3.558 Duster emplacados, vantagem de 24,5% os 2.859 Ecosport nesses mesmos três meses.

Uma comparação semelhante, mas entre setembro e dezembro de 2012 (quando o novo Ecosport já estava à venda), reforça a disposição do Duster para brigar. Nesse período, o Ford teve 19.880 unidades emplacadas e o Renault, 19.554, pequena vantagem de 1,7%. O bom desempenho do Duster no segundo semestre de 2012 também é explicado pelo lançamento de uma série especial. Em setembro, pouco depois da chegada do novo Ecosport, a Renault usou como contra-ataque a opção Tech Road do Duster, acompanhada de uma forte campanha na TV com lutadores de MMA.

Por causa de seu preço de entrada mais baixo e do porta-malas generoso, o Duster ainda dará trabalho para a Ford e todo o mercado de utilitários esportivos. No ano de seu lançamento, o modelo saltou do 25º para o 10º posto no segmento em três meses e em 2012 já era o vice-líder em fevereiro.



Tags: Ford, Renault, Ecosport, Duster, emplacamentos, utilitário esportivo, concessionárias, revendas.

Comentários

  • Andrea

    ecosport é um sucesso de vendas e a produção da fabrica esta toda vendida, nao tem estoque a pronta entrega, senao venderia 500% a mais que o monster, digo, duster.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência