Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 07/02/2013 | 16h52

Umicore é a empresa mais sustentável do mundo

Ranking global elenca cem empresas, oito atendem o setor automotivo

REDAÇÃO AB

A Umicore, multinacional fabricante de catalisadores para veículos leves e pesados, foi eleita a empresa mais sustentável no mundo, segundo o Ranking Global 100, elaborado a partir de estudo anual da revista canadense Corporate Knights, especializada em desenvolvimento sustentável e que chegou a sua nona edição em 2013.

Foram avaliadas neste ano 4 mil empresas globais, de 22 países, com atuação em todos os setores da economia, de acordo com dez indicadores de desempenho: produtividade energética, produtividade de carbono, produtividade hídrica, produtividade sobre desperdício, diversidade na liderança (porcentagem de mulheres em cargos diretivos), proporção de pagamentos, produtividade em segurança, capacidade de inovação, relação entre sustentabilidade e pagamentos e impostos pagos em dinheiro. Mas apenas as cem melhores colocadas entram para a lista.

A Umicore, que atua no Brasil por meio de duas fábricas, em Guarulhos e Americana, ambas em São Paulo, liderou o ranking de 2013, depois de ter ocupado a 44ª posição em 2010, a 5ª em 2011 e a 8ª em 2012.

Marc Grynberg, CEO da Umicore, expressou sua satisfação: “A Umicore investe significativamente em tecnologias limpas como catalisadores automotivos e materiais para baterias recarregáveis. Nossos produtos e serviços estão altamente alinhados com desafios globais como escassez de recursos naturais, mobilidade limpa e geração e armazenamento de energia limpa. Nossa estratégia é complementada por ambiciosos objetivos para melhorar cada vez mais o nosso desempenho ambiental e social.”

Das cem empresas listadas, quatro atendem diretamente o setor automotivo, incluindo a Umicore. As demais são Scania, a melhor colocada entre as montadoras, na 27ª posição, Daimler AG, na 44ª, e Renault, na 69ª posição. As autopeças Dassault Systemes, na 9ª, e Siemens AG, na 31ª posição, também estão entre as mais sustentáveis.

A Basf e a Henkel, que fornecem produtos químicos para a indústria automotiva, ficaram em 35ª e 53ª, respectivamente.

As fabricantes de veículos Toyota, Mitsubishi e Nissan, a de motocicletas Yamaha, e a fabricante de máquinas e equipamentos de construção Komatsu, que estiveram entre as cem mais sustentáveis em 2012, este ano passaram longe da lista.

O ranking global inclui cinco brasileiras, com destaque para a Natura Cosméticos, a segunda maior empresa mais sustentável do mundo. As outras são Companhia Energética de Minas Gerais, na 43ª posição, Vale, na 49ª, Grupo Pão de Açúcar, na 74ª, e Banco do Brasil na última posição do ranking.

Juntas, as empresas que fazem parte do Ranking Global 100 de 2013 tiveram uma receita de U$ 3 trilhões (cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto mundial) e uma força de trabalho de aproximadamente 5,3 milhões de pessoas em 2011.

Para ver o ranking completo, clique aqui.



Tags: Umicore, Ranking Global 100, Scania, Daimler, Renault, Dassault, Siemens.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência