Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 15/02/2013 | 12h00

Grupo VW vende 749,9 mil unidades em janeiro

Alta foi de 14,9% ante igual periodo de 2012

REDAÇÃO AB

Em janeiro de 2013, o Grupo Volkswagen vendeu 749,9 mil veículos, alta de 14,9% sobre as 652,4 mil unidades do mesmo período do ano passado. Na Europa, o grupo entregou 252,2 mil veículos no mês, queda de 3% ante janeiro de 2012, quando o continente havia absorvido 259,9 mil unidades. Na Europa Ocidental (exceto Alemanha) foram entregues 138,1 mil automóveis, queda de 4,4% ante o primeiro mês do ano passado.

O Velho Continente dá sinais de declínio onde apresentava estabilidade ou crescimento. Na Europa Central e na Oriental, as vendas somaram 40,2 mil unidades neste janeiro, queda de 2,9% ante o mesmo mês de 2012. No mercado doméstico, a Alemanha, a venda de 73,9 mil unidades não escapou de uma pequena variação negativa de 0,2%.

Favorecidas pelo ano-novo chinês, que em 2013 é comemorado em fevereiro, as entregas na região Ásia-Pacífico no primeiro mês de 2013 somaram 326,2 mil veículos, alta de 39,7% sobre as 233,5 mil unidades de igual período do ano passado. Somente na China, maior mercado do grupo, 298,3 mil novos veículos chegaram às ruas em janeiro, alta de 43,3% ante o mesmo mês de 2012.

Na América do Norte, as vendas do Grupo VW somaram 62,6 mil unidades, alta de 17% sobre os 53,5 mil automóveis vendidos em janeiro de 2012. O crescimento foi motivado pelo bom desempenho nos Estados Unidos, onde o grupo vendeu 42,7 mil veículos, alta de 16,2%. Em toda a América do Sul, a empresa entregou 77,3 mil unidades no período, pequeno recuo de 0,9% ante janeiro de 2012. No Brasil, o volume alcançou 55,4 mil automóveis, alta de 6,2% sobre janeiro do ano passado.

DESEMPENHO POR MARCA

Os carros de passeio da marca VW somaram em janeiro 491,9 mil unidades pelo mundo, alta de 17,4% (veja aqui). A Audi entregou 111,8 mil veículos em janeiro, aumento de 16,3% em relação ao mesmo período de 2012. O grupo atribui o bom desempenho dessa marca ao mercado chinês, onde 37,7 mil unidades foram entregues, alta de 38,5%. Nos Estados Unidos foram vendidos 10,1 mil Audi no primeiro mês de 2013, alta de 7,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Os carros da Porsche, que entraram no somatório do grupo em agosto de 2012, registraram em janeiro 12,1 mil unidades. Destas, 4,1 mil foram vendidas na região Ásia-Pacífico e 3,6 mil na América do Norte. China e Estados Unidos são grandes consumidores da montadora de Stuttgart.

A marca espanhola Seat encontrou fôlego para crescer em janeiro e teve 25,9 mil unidades vendidas, alta de 19,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, é um número pequeno, equivalente a apenas 23,2% das vendas da Audi, que produz veículos mais sofisticados. No mercado doméstico a Seat cresceu 34,5% e na Alemanha, 27,5%.

A montadora Skoda entregou 69,5 mil veículos em janeiro, queda de 7,8% em relação às 75,4 mil unidades vendidas no primeiro mês de 2012. O grupo atribui essa retração ao período de transição entre o antigo e o novo Octavia, modelo importante para a fabricante tcheca. A divisão de veículos comerciais do grupo vendeu 37,9 mil veículos, queda de 4%. A retração foi maior na Alemanha, onde 6,2 mil unidades foram vendidas, queda de 29,1% ante os 8,8 mil veículos vendidos em janeiro do ano passado.

Os números totais apresentados pelo Grupo VW não incluem os veículos comerciais MAN nem Scania.



Tags: Volkswagen, VW, Grupo VW, Europa, China, Estados Unidos, Ásia-Pacíico, América do Norte, América do Sul, Audi, Seat, Skoda, Scania, MAN.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência