Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 15/02/2013 | 16h17

Nissan Leaf alcança a marca 50 mil unidades vendidas

Primeiro carro 100% elétrico está no Japão, EUA, Europa e tem unidades rodando no Brasil

REDAÇÃO AB

A Nissan atingiu a marca de 50 mil unidades do modelo Leaf, primeiro carro totalmente elétrico produzido escala comercial. O modelo foi lançado há pouco mais de dois anos e está à venda no Japão, Estados Unidos e em 17 países da Europa. As 50 mil unidades também fazem dele o automóvel elétrico mais vendido do mundo. O Leaf percorre 160 quilômetros com uma recarga.

A partir da comparação com automóveis convencionais, a Nissan escarafunchou números e chegou a alguns resultados interessantes. A montadora estima que os carros vendidos tenham rodado mais de 260 milhões de quilômetros. Por usar eletricidade em vez de combustíveis fósseis, eles deixaram de emitir 45,2 mil toneladas de gás carbônico, um dos formadores do efeito estufa. Seria necessário plantar mais de 3,2 milhões de árvores para absorver todo este CO2.

O Leaf mais rodado está no Japão e superou a marca de 175 mil quilômetros em menos de dois anos. Na Espanha, um dos proprietários percorreu, em um ano, mais de 43 mil quilômetros. Pesquisas realizadas pela Nissan indicam que 95% dos donos do LEAF estão satisfeitos com o veículo, índice superior ao registrado em outros modelos da marca.

No Brasil, o carro integra o Projeto Piloto Táxi Elétrico da cidade de São Paulo com dez unidades. Elas rodam desde 6 de junho de 2012 a partir de uma parceria entre a montadora, a prefeitura e a Adetax, associação das Empresas de táxis do município. Na Europa, nos últimos 12 meses, a Nissan incentivou o crescimento da infraestrutura de recarga rápida das baterias do carro, aumentando de 158 para 601 pontos no continente. O sistema permite o carregamento de até 80% da bateria em até 30 minutos. A fabricante quer dobrar esses pontos até o fim do ano, instalando recarregadores rápidos em estacionamentos de shoppings e postos de serviço nas estradas.



Tags: Nissan, Leaf, recarga rápida, Japão, Estados Unidos, Europa, Táxi Elétrico, recarregadores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência