Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 15/02/2013 | 16h39

Inflação terá mais influência no preço do carro em 2013

Avaliação é da consultoria AutoAnálise, especializada em gestão de concessionárias

REDAÇÃO AB

A inflação será o fator que mais influenciará no aumento real do preço do carro em 2013, conforme análise da consultoria AutoAnálise, especializada na gestão dos negócios de distribuidores de veículos nos segmentos de automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

Com base nos dados do IBGE sobre a evolução do preço dos veículos novos e usados, o estudo mostra que enquanto houve variação nominal negativa nos preços dos veículos entre 2008 e 2012, o IPCA, índice que mede a inflação oficial brasileira, oscilou entre 4,3% e 6,5%. Com isso, os preços dos veículos tiveram evolução real negativa ainda maior, descontada a inflação, conforme mostra o gráfico abaixo.

escrever

Segundo o levantamento da AutoAnálise, os dados mostram ainda que a redução média mensal real em 2012 foi o dobro da observada em 2010. Na prática, isso significa que a perda pela manutenção do veículo usado em estoque por dois meses, por exemplo, foi de 30% da margem bruta praticada pelos concessionários em 2012. Isso também implica na dificuldade de avaliar e comprar o veículo a um preço competitivo.

A consultoria avaliou as condições do IPCA de janeiro – com aumento da inflação para 0,86% e índice anual que aponta para o limite da meta anual de 6,5% - e identificou que a situação deve ficar mais acentuada este ano: enquanto a variação nominal negativa dos preços dos veículos foi de 0,3%, igual à média de 2011, excluindo o desconto do IPI, a variação real ficou próxima à de 2012, com perda de 1,15%.

escrever



Tags: Inflação, preço, IBGE, AutoAnálise, IPCA, IPI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência