Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 21/02/2013 | 16h45

Volkswagen confirma produção do carro mais econômico do mundo

XL1 roda 100 quilômetros com 1 litro de diesel

REDAÇÃO AB

A Volkswagen confirmou a produção do XL1, híbrido que promete ser o veículo produzido em série mais econômico do mundo, ao percorrer 111 quilômetros com menos de 1 litro de diesel e mais 50 quilômetros apenas com o uso do motor elétrico. O XL1 será fabricado na planta da Volkswagen de Osnabrück, na Alemanha. O primeiro lote terá 50 unidades, que depois será feito sob encomenda. A versão de produção estará no Salão de Genebra, de 7 a 17 de março.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, 21, além de diversas imagens, a Volkswagen revelou informações técnicas do modelo com portas de abertura vertical, o terceiro projeto ecologicamente correto desenvolvido pela fabricante alemã, que já apresentou em 2002 o 1-Litre e, em 2009, o L1, exibido como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010.

O XL1 tem motor de 800 cc e dois cilindros com turbocompressor, capaz de alcançar 48 cavalos de potência. O propulsor trabalha em conjunto com um elétrico abastecido por bateria de íon-lítio de 5.5 kWh e que gera 27 cavalos. Juntos, fazem o conversível acelerar de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h, limitada eletronicamente. O híbrido possui transmissão de sete velocidades e embreagem dupla.

Fora a motorização, a Volkswagen explica que o design do XL1 também foi crucial para tamanha redução de consumo. Com 1,15 metro de altura, 3,8 de comprimento e 1,6 de largura, ele tem coeficiente aerodinâmico de 0,18 e pesa apenas 795 quilos graças a uma carroceria feita com painéis reforçados de fibra de carbono.



Tags: Volkswagen, XL1, produção, Salão de Genebra, motor elétrico.

Comentários

  • jose c. s. s. neto

    Que ele e bonito eu to vendo, que ele e economico, eu to lendo.Agora o que eu quero saber e preço, so o preço.Quanto vai custar.E so curiosidade.Nao vou comprar nao.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência