Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Leves | 21/02/2013 | 18h47

Sunshine Series, da chinesa Wuling, foi o mais vendido do mundo em 2012

Ford Focus e Chevrolet Cruze aparecem em seguida no ranking

REDAÇÃO AB

Assim como em 2011, o veículo mais vendido no mundo no ano passado foi um modelo chinês, o Sunshine Series, da Wuling. Levantamento da Jato Dynamics mostra que foram vendidas 1,21 milhão de unidades da van entre janeiro e dezembro, com crescimento de 9,1% na comparação anual. O número supera com folga o segundo colocado no ranking, o Ford Focos, que teve 964,5 mil emplacamentos. Ainda assim, a demanda pelo modelo da montadora norte-americana teve maior crescimento na comparação anual, de 19,2%.

O terceiro colocado no ranking foi o Chevrolet Cruze, com 731,9 mil unidades e evolução de 12,3% sobre o ano anterior. No Brasil, o modelo global da marca teve em torno de 53 mil emplacamentos, considerando as versões hatchback e sedã.

Como quarto carro mais vendido, o levantamento da Jato Dynamics apontou o Toyota Camry, com 688,3 mil unidades e crescimento de 27,7% ante o ano anterior. O Ford Fiesta foi o quinto colocado, com 666,3 mil licenciamentos no mundo. Apesar disso, as vendas do modelo apresentaram queda de 5,9% na comparação com os volumes anotados em 2011.

modelos

MARCAS

A Toyota encerrou 2012 na liderança global, com 6,3 milhões de carros vendidos e crescimento de 24%. Com avanço menos expressivo, de 11,1%, a Volkswagen, segunda colocada, vendeu 5,6 milhões de veículos. Em terceiro lugar está a Ford, com 4,8 milhões de unidades e expansão mais tímido na comparação com o ano anterior, de 1,7%.

A Chevrolet foi a quarta marca mais vendida, com 4,2 milhões carros e expansão de 5,5%. Em quinto lugar está a Nissan, que vendeu 3,7 milhões de veículos no mundo e avançou 6,2%. A consultoria responsável pelo estudo chama a atenção também para o crescimento significativo da Honda, sétima colocada. A companhia japonesa ampliou em 25,2% o número de carros vendidos, para 3,3 milhões.

marcas

MERCADOS

O ranking dos cinco maiores mercados mundiais se manteve em 2012. A China foi novamente líder, com 16,3 milhões de carros e evolução de 7,4%. Em seguida estão os Estados Unidos, com 14,9 milhões de unidades e alta de 13,4%. O Japão, que ficou em terceiro lugar, teve mercado de 5,3 milhões de veículos e expressivo crescimento de 27,6% sobre o ano anterior, quando o país foi afetado pelo terremoto seguido de tsunami.

O Brasil manteve a quarta colocação, com 3,6 milhões de licenciamentos e alta de 6,1%. A Alemanha, que no ano anterior chegou perto de alcançar o mercado nacional, encerrou 2012 com retração de 3,1%, para 3,2 milhões de carros.

mercado



Tags: mercado, veículos, carros, modelos, mais vendidos, Jato Dynamics.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência