Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 04/03/2013 | 09h53

Cresce o uso de modelos com tração nas quatro rodas

Sistema está presente em 20% dos veículos vendidos nos Estados Unidos

REDAÇÃO AB

Nos Estados Unidos, os automóveis e utilitários equipados com tração nas quatro rodas responderam por mais de 20% das vendas em 2012. A Ford lidera essa tendência naquele mercado e também tem alguns produtos com essa característica no Brasil, como o utilitário esportivo Ecosport 4WD, o crossover Edge AWD, a picape Ranger e até o sedã Fusion.

A tração integral é a razão de compra para muitos consumidores que enfrentam condições ruins de aderência como lama e neve. E a associação do 4x4 com itens tecnológicos facilitou seu uso diário. Um software desenvolvido pela Ford para o novo sistema inteligente de tração integral avalia as condições de rodagem 20 vezes mais rápido que o piscar de olhos e redistribui o torque para entregar ao motorista tração e dirigibilidade durante todo o tempo.

Segundo a fabricante, com o uso de sensores e softwares avançados, o sistema coleta dados de 25 fontes externas, como velocidade das rodas, posição do pedal do acelerador e ângulo da direção para oferecer o melhor desempenho tanto em pista seca como molhada.

Recentemente, a montadora alemã Audi comemorou a produção de 5 milhões de carros equipados com a tecnologia Quattro (veja aqui), lançada em 1980 num esportivo com esse mesmo nome.



Tags: Ford, tração integral, Ecosport 4WD, Edge AWD, Ranger, Fusion, Audi, Quattro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência