Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 05/03/2013 | 16h40

Nissan Leaf circulará como táxi no Rio de Janeiro

15 unidades do modelo passam a rodar na capital fluminense até o fim do ano

REDAÇÃO AB

Rio de Janeiro será a segunda cidade do País a participar do programa táxi elétrico, como ocorreu com São Paulo (leia aqui). A iniciativa faz parte da parceria firmada entre a Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora. Na primeira fase, que começa ainda no mês de março, duas unidades do Nissan Leaf, veículo 100% elétrico, rodarão como táxi na capital fluminense. Até o fim do ano, outros 13 serão adicionados à frota.

Os dois primeiros carros terão ponto no aeroporto Santos Dumont e poderão ter sua baterias de íon lítio recarregadas em apenas 30 minutos em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Barra da Tijuca. A autonomia do Nissan Leaf é de 160 quilômetros.

Em comunicado, a Nissan informa que foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade.

“Estamos na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Esse projeto na cidade do Rio de Janeiro, que acolheu a nova sede da Nissan no País no início deste ano, reafirma nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana. Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, afirma Manuel de La Guardia, vice-presidente de vendas e marketing da Nissan do Brasil.

A prefeitura tem como meta reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, comparando com as emissões em 2005. “Com os grandes eventos que o Rio vai sediar, poderemos dar maior visibilidade aos veículos movidos a energia limpa para que se inicie uma modificação nos modelos de produção e consumo, com o objetivo de termos padrões sustentáveis”, declarou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

NOVA SEDE NO RIO

Durante a cerimônia de entrega das duas unidades do Leaf ao prefeito Eduardo Paes, a Nissan aproveitou para inaugurar oficialmente sua nova sede no Brasil, no edifício Porto Brasilis, no centro da capital fluminense.

A Nissan escolheu o Rio de Janeiro como cidade da sua nova sede porque está construindo fábrica no mesmo Estado, em Resende. A montadora patrocina os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.



Tags: Nissan, Leaf, táxi, elétrico.

Comentários

  • Laerson Jose Marques

    Já vi o carro da Nissan Taxi e gostaria de saber como posso me candidatar a este experimental maravilhoso. O carro é lindo, não polui, é prático e confortável, pergunto se a Nissan tem a ideia de lançar a perua´pois trabalho na Barra e temos muitos clientes que viajam muito e o compartimento para bagagens teria que ser mais volumoso a qual a aceitação seria de imediato em toda a nossa frota. Parabéns a NISSAN pela iniciativa, é fenomenal.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência