Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 15/03/2013 | 13h21

Consumidor está menos satisfeito com indústria automotiva

Índice que mede satisfação recua de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro

REDAÇÃO AB

A satisfação dos consumidores com a indústria automotiva registrou queda de 3 pontos porcentuais, de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro, aponta o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, que analisa mensalmente 96 empresas de 24 setores da economia. No índice geral de satisfação, o indicador fechou o mês passado com retração de 0,6 ponto porcentual, para 43,4%.

Segundo o estudo, a queda na satisfação se deve a fatores como roubos e assaltos envolvendo veículos e as campanhas publicitárias divulgadas no período, que não agradaram a maioria dos consumidores. A pesquisa aponta para três propagandas de diferentes marcas, sem citar quais são, que geraram centenas de comentários negativos nas redes sociais. Para avaliar o setor automotivo, o INSC analisa a impressão do consumidor sobre as quatro marcas líderes de mercado: Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen.

O indicador colhe dados levantados exclusivamente na internet. O índice registrou em fevereiro queda de 17 dos 24 setores pesquisados:

- lojas de departamento: 61,6% (-2 pontos porcentuais)
- indústria automobilística: 60,2% (-3 pontos)
- bebidas: 82,6% (-1,1 ponto)
- personal care: 76,1% (-2 pontos)
- alimentos: 72,4% (-4,5 pontos)
- eletroeletrônicos: 60,4% (-0,3 ponto)
- indústria farmacêutica: 73,3% (-2,5 pontos)
- saneamento básico: 38,8% (-1,4 ponto)
- energia elétrica: 26,9% (-0,7 ponto)
- indústria digital: 67,7% (-0,2 ponto)
- gás: 53,1% (-3,2 pontos)
- seguradoras: 63,9% (-2,3 pontos)
- telefonia fixa: 38,6% (-2,3 pontos)
- bens de consumo: 67,4% (-3,1 pontos)
- hospitais e laboratórios: 57,3% (-10,3 pontos)
- transportes metropolitanos: 31,6% (-3,8 pontos)
- telecom: 23,6% (-6 pontos)

Setores analisados que registraram alta na satisfação:

- supermercados: 75,5% (+3,8 pontos)
- vestuário: 75,5% (+1,5 ponto)
- construtoras: 52,4% (+7,3 pontos)
- convênios médicos: 58,3% (+10,2 pontos)
- aviação: 64,3% (+2,4 pontos)
- drogarias: 77,9% (+0,1 ponto)
- bancos: 47,1% (+4,7 pontos).



Tags: Satisfação, consumidor, indústria automotiva, Fiat, Ford, General Motors, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência