Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 21/03/2013 | 10h26

MVC cria conceito de produção de carrocerias

Chamado Projeto Sofia, o método propicia redução em até 40% do peso e 15% do custo

REDAÇÃO AB

Um novo conceito em produção de carrocerias foi apresentado pela MVC no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, realizado em Saint-Avold, na França. Chamado de Projeto Sofia, ele utiliza diferentes materiais e processos combinados, que propiciam redução de peso entre 30% e 40% na comparação com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias.

O método será aplicado na produção de carrocerias de ônibus, automóveis, vagões de trem, vans, caminhões frigoríficos, trailers e furgões. Segundo a MVC, o projeto Sofia é 100% desenvolvido com plástico de engenharia e o produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção.

O diretor da empresa, Gilmar Lima, cita a aplicação de materiais revolucionários e processos combinados, com destaque para os novos RTM-T e RTM-TS, utilizados nos principais componentes estruturais da carroceria. Além do menor peso, a empresa cita como vantagens a redução de custo em até 15%, desempenho superior em resistência, durabilidade, melhor qualidade no acabamento superficial e simplicidade. A MVC não menciona, contudo, quando o conceito será empregado.



Tags: MVC, Projeto Sofia, carrocerias, vagões de trem, ônibus, trailers, furgões, caminhões frigoríficos, Gilmar Lima.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência