Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 26/03/2013 | 15h57

Acea quer fim de barreiras para veículos no Japão

Pedido das montadoras europeias será avaliado durante negociações do acordo de livre comércio

REDAÇÃO AB

A associação que reúne as fabricantes de veículos na Europa, a Acea, quer o fim das barreiras não-tarifárias para o setor automobilístico no acordo de livre comércio que está em discussão entre a União Europeia e o Japão, cujas negociações foram anunciadas na segunda-feira, 26.

“Somos totalmente a favor do tratado de livre comércio equilibrado, que oferece oportunidade real para a exportação. No entanto, ainda temos algumas reservas sobre um tratado de livre comércio com o Japão: nossa indústria pede que um veículo homologado na União Europeia possa ser vendido no Japão sem a necessidade de qualquer outra certificação ou alteração dispendiosa. Este não é o caso hoje”, afirmou o secretário geral da Acea, Ivan Hadoc, em nota.

Atualmente, o Japão mantém exigências para a entrada de veículos cuja origem é de países da União Europeia, que geram custos adicionais na modificação dos veículos, e por consequências, nas exportações. A entidade atesta que os carros europeus estão entre os mais seguros e menos poluentes do mundo e que são adequados ao consumidor japonês, assim como são adequados ao consumidor europeu.

Por sua vez, a associação foi convocada pelo Japão para rever os privilégios fiscais que gozam os minicarros de origem japonesa, de forma que possam competir em igualdade com os sub compactos europeus.

A Acea sugeriu à comissão a definição de metas no primeiro ano de negociações, para garantir que o Japão cumpra os compromissos de eliminação das barreiras não tarifárias ao setor automotivo.

A entidade que reúne as fabricantes de veículos no Japão (Jama) declarou em nota “apoiar os esforços necessários por parte de seu governo para chegar a uma rápida conclusão das negociações sobre o acordo de livre comércio”.



Tags: Livre comércio, barreiras, exportações, Acea, União Europeia, Japão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência