Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 11/04/2013 | 20h45

Schaeffler lança propulsão elétrica nas rodas

Sistema reduz peso e faz sobrar espaço no carro

REDAÇÃO AB

A Schaeffler desenvolveu em parceria com a Ford Europa um novo sistema de propulsão elétrica que atua diretamente nas rodas do veículo. Dessa forma, todos os componentes do trem-de-força – motor elétrico, eletrônica de potência, controlador, freio e arrefecimento – foram transferidos do cofre dianteiro para os cubos de rodas. Um Ford Fiesta, usado como carro-conceito, foi equipado na traseira com duas E-Wheel Drives desenvolvidas pela Schaeffler.

O benefício maior da tecnologia, de acordo com Raphael Fischer, diretor de sistemas de mobilidade da Schaeffler, é a redução considerável do peso do carro. O sistema da Schaeffler tem 53 quilos por cubo de roda, portanto 45 quilos a mais do que uma roda convencional com rolamento e freio. Em compensação, são eliminados todos os outros sistemas, como o motor central na dianteira, transmissão e arrefecimento. “No geral, fomos capazes de diminuir o peso do veículo porque, além da refrigeração líquida, a eletrônica de potência e os controladores podem agora ser integrados dentro da roda, eliminando uma fiação complexa no interior do automóvel”, destaca Fischer.

“Carros compactos do segmento B (como o Fiesta) servem como modelo de pré-produção. No entanto, os sistemas elétricos de cubos de rodas devem ser integrados em qualquer novo veículo, a fim de demonstrar ao máximo os seus pontos fortes”, explica o professor Peter Gutzmer, membro do conselho executivo da Schaeffler.

O sistema ajuda também a economizar espaço no interior do veículo, uma vez que os componentes para a propulsão foram integrados às rodas, deixando mais espaço para passageiros, bagagem, bateria e componentes de eletrônica embarcada. Sem contar que, com ele, é fácil de estacionar porque as rodas deslizam a 90 graus.

Veja como funciona o E-Wheel Drives:

rodamotor/



Tags: Schaeffler, Ford, elétricos, propulsão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência