Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 12/04/2013 | 18h57

Vendas do Grupo VW crescem 5,1% do 1º trimestre

Bons resultados na América do Norte e Ásia impulsionam desempenho global

REDAÇÃO AB

As vendas do Grupo Volkswagen cresceram 5,1% no primeiro trimestre sobre iguais meses de 2011, ao entregar 2,27 milhões de veículos em todo o mundo contra as 2,16 milhões de unidades do ano passado, informa a companhia em comunicado divulgado na sexta-feira, 12. O grupo que reúne as marcas Volkswagen, Audi, Porsche, Škoda, Seat entregou 864,4 mil unidades só em março, o que representou ligeiro aumento de 0,2% sobre mesmo mês do ano passado.

“O Grupo Volkswagen mostrou um desenvolvimento estável e um nível elevado de vendas no primeiro trimestre, ligeiramente melhor do que o mercado global. O impulso positivo foi mantido na América do Norte e na China. Quase todas as demais regiões, no entanto, particularmente os mercados da Europa Ocidental, continuam afetados pelas incertezas de mercado. Os dados de março mostram claramente que os mercados estão se tornando ainda mais difíceis”, ponderou o membro do conselho de vendas do grupo, Christian Klingler.

A China continua como o maior mercado do grupo no mundo: nos três primeiros meses do ano o país comprou 769,2 mil veículos VW, volume 21,3% acima do registrado em igual período do ano passado. Em toda a região Ásia Pacífico, a Volkswagen entregou 860,7 veículos, crescimento de 18,5% no comparativo anual. Já na Europa, as vendas caíram 5,9%, para 881,6 mil unidades entregues em três meses. Na Alemanha, seu país de origem, os negócios recuaram 7,2%, para 262,1 mil unidades. O país puxou a queda de 5,9% das vendas na região da Europa Ocidental, enquanto a Europa Oriental obteve queda menor, 3,6%, para 142,1 mil unidades. O resultado foi impulsionado pelo bom momento do mercado na Rússia, que consumiu 67,3 mil veículos Volkswagen, alta de 2% sobre o primeiro trimestre de 2011.

Nas Américas, a companhia destaca uma mistura de desempenhos: no Norte, as vendas subiram 14,9%, para 205,7 mil veículos vendidos no primeiro trimestre, dos quais 142,8 mil foram para os Estados Unidos, que anotou alta de 14,7%. Enquanto isso, na América do Sul, houve queda de 4,5%, para 219,2 mil unidades, devido ao baixo desempenho no Brasil, cujas vendas recuaram 2,4% no trimestre, para 160,6 mil unidades.

Por marcas, a Volkswagen entregou entre janeiro e março deste ano um total de 1,43 milhão de unidades, 5,2% a mais do que em iguais meses de 2011. No mesmo período, a Audi vendeu 6,8% mais veículos no mundo, 369,5 mil, e a Porsche também viu suas vendas crescerem 21,1% no trimestre, com a entrega de 37 mil esportivos de luxo. Para a Škoda, os negócios reduziram 9,2%, para 242,7 mil unidades, enquanto que para a Seat houve incremento de 8,7% e 87,1 mil veículos vendidos.

A divisão de veículos comerciais, que inclui caminhões e ônibus Volkswagen, anotou queda de 5% no primeiro trimestre, quando foram entregues 124,2 mil unidades contra as 130,7 mil dos três primeiros meses de 2011. O volume não inclui as marcas MAN e Scania.



Tags: Grupo Volkswagen, Audi, Porsche, Škoda, Seat, vendas globais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência