Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 24/04/2013 | 16h57

Honda investe R$ 100 milhões em energia eólica

Instalações no Sul do País vão suprir consumo de eletricidade da fábrica de Sumaré

REDAÇÃO AB

A Honda Automóveis do Brasil anunciou a construção de um parque eólico na cidade de Xangri-lá (RS), com capacidade suficiente para suprir toda a demanda de energia de sua fábrica de automóveis na cidade de Sumaré (SP). A iniciativa receberá investimento inicial de R$ 100 milhões. Xangri-lá foi escolhida por sua infraestrutura e o local definido fica a um quilômetro da linha de transmissão, por onde a energia gerada entrará no sistema.

A energia a ser produzida pode superar o consumo da Honda, o que em tese permitiria a venda do excedente. O parque terá nove turbinas de três megawatts cada, com capacidade de geração de 95 mil megawatts/hora por ano, o que equivale, segundo a fabricante, ao consumo de cidades como Aparecida e Barra Bonita (SP), com população estimada de 35 mil habitantes. A Honda não informou sua despesa anual com energia nem em quanto tempo pode amortizar o investimento.

Para o funcionamento do parque eólico, que começa a operar em setembro de 2014, foi criada a Honda Energy do Brasil, que será subsidiária da Honda Automóveis. O atual diretor executivo da fábrica de Sumaré, Carlos Eigi Miyakuchi, será o presidente da Honda Energy. Este é o primeiro investimento da empresa no mundo em uma estrutura para suprir a demanda de energia de toda uma unidade fabril. A Honda não comenta a possibilidade de uma segunda usina para suprir a demanda de sua fábrica de motos em Manaus (AM).



Tags: Honda, Sumaré, parque eólico, Xangri-lá, turbinas, Honda Energy do Brasil, Carlos Eigi Miyakuchi, motos, Manaus.

Comentários

  • Paulo Hitoshi Otani

    Ótima notícia! Que sirva de exemplo para as demais empresas no Brasil e no mundo. Moro em Manaus e devido nossa localização, tal projeto seria inviável para a fábrica de motos, pois os ventos por aquí são de menor potência e inconstantes. Parabéns para a Honda do Brasil.

  • Ademir Alavarse Bilha

    TRabalho desde 1970 no segmento automotivo e e´sta foi uma das mais ousadas e acertadas iniciativas que presenciei nesta época. Isto sem falar na enorme capacidade do Sr. Carlos Eigi como administrador. Parabéns à HAB. Ademir Alavarse Bilha

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência