Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 30/04/2013 | 16h23

Morre Wolfgang Sauer, ex-presidente da Volkswagen

Liderou a montadora no Brasil entre 1973 e 1989

REDAÇÃO AB

Faleceu na noite de segunda-feira, 29, em São Paulo, o ex-presidente da Volkswagen do Brasil, Wolfgang Sauer, aos 82 anos. À frente da montadora entre 1973 a 1989, o alemão de Stuttgart naturalizado brasileiro foi o quarto presidente da empresa no País e sua gestão foi marcada pelo empreendedorismo.

O executivo liderou negociações e operações que ajudaram a criar novos rumos para a indústria brasileira, contribuindo com seu desenvolvimento. Ele promoveu a internacionalização da subsidiária brasileira levando os veículos da marca produzidos no Brasil para cem países, inclusive a China, nos anos 1990, no início da globalização. Outro feito da gestão de Sauer foi ter negociado com o líder do Iraque, Saddam Hussein, em meados dos anos 80, a maior exportação de um único modelo de carro: foram 180 mil unidades do Passat, num contrato de US$ 1,7 bilhão.

Ele também criou o Consórcio Nacional Volkswagen e o Banco Volkswagen e estimulou a matriz alemã a implantar no Brasil a linha de produção de caminhões, em 1991.

Articulou a criação da Autolatina, em 1987, unindo as operações da Volkswagen e da Ford, nos mercados brasileiro e argentino. Na sua gestão, a Volkswagen lançou produtos icônicos como o Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana, Passat, entre outros. Foi ele também quem decidiu encerrar a produção do Fusca, em 1986, dando lugar ao Gol, modelo que já passou por várias mudanças e é líder de vendas há 26 anos.

Foi responsável pela criação da segunda fábrica da marca no Brasil em 1976, em Taubaté (SP), introduzindo novas tecnologias e conceitos de produção. Com a crise do petróleo, nos anos 70, o executivo, defensor da busca por alternativas à gasolina, fez da Volkswagen do Brasil a pioneira no desenvolvimento dos motores movidos a etanol, lançados em 1979 nos modelos Sedan 1300, Brasília e Passat.

Sauer também contribuiu para o desenvolvimento das relações entre empresa e sindicatos, inédita na história do País, por meio do diálogo contínuo com os trabalhadores na década de 1980, quando o movimento sindicalista no ABC estava em expansão.



Tags: Wolfgang Sauer, Volkswagen, Autolatina, Gol, Fusca, Passat.

Comentários

  • Benedito da Silva

    Fiquei muito triste pelo falecimento do presidente Sauer só hoje tomei conhecimento do fato tive a oportunidade de conhece-lo e diga se de passagem uma grande pessoa inteligente e generosa.Tenho uma foto que tiramos em 1985 no hotel Sheraton em Bagdad na Capital do Iraque quando ele proporcionou um jantar para todos nós funcionários da Volkswagen que prestavam assistência técnica aos passat naquele paiz.Que ele descanse em paz.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência